Direito pela sociedade
Reconstrução em pauta na Multi Aula Magna dos cursos de Direito da Ulbra
Entidades participaram do debate, que mobilizou a Ulbra em todo o país
Quando uma tragédia impõe diversos desafios a uma sociedade, o Direito prontamente se mobiliza, a exemplo das iniciativas tomadas frente à destruição causada pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. E este foi o tema da Multi Aula Magna dos cursos de Direito da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), realizada na última quarta-feira (18), e que acontece a cada semestre e conecta todas as 11 unidades de ensino superior da Instituição espalhadas pelo Brasil, celebrando discussões jurídicas da atualidade.
O evento foi aberto com uma fala gravada previamente pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, que salientou a importância do tema do debate, celebrou o papel da Universidade na formação das futuras gerações da profissão e enalteceu o papel da Ulbra no acolhimento aos flagelados pela enchente. "A Ulbra acolheu mais de 8 mil desabrigados dessa grave tragédia que assolou o Estado do Rio Grande do Sul. E o povo gaúcho tem a força da reconstrução da própria sociedade e do seu próprio Estado, diante da gravidade do que ficou", disse o ministro.
Na discussão, grandes expressões jurídicas também expuseram as possibilidades de contribuição nas diferentes esferas do Direito. Quatro instituições foram homenageadas pela Universidade, devido à sua colaboração para o fornecimento de documentos e de orientação às famílias abrigadas no campus Canoas, que se tornou o maior alojamento durante a tragédia.
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público do Trabalho receberam uma placa em agradecimento pela ação conjunta desempenhada, considerada crucial para restituir a cidadania dos atingidos e possibilitar a retomada de suas vidas.
Participação de juristas internacionais foi destaque
Um dos destaques do evento foi a participação de juristas internacionais. Os professores Giuseppe Pinelli, da Itália, Rosina Rossi, do Uruguai, e João Proença Xavier, de Portugal, discutiram sobre o tema trazendo uma visão de seus respectivos países. Os painelistas propuseram abordagens multidisciplinares sobre o tema, vinculando o Direito com as transformações da sociedade e a necessidade de adaptação dos meios jurídicos frente a este cenário.
Rosina Rossi, que também é professora da Universidade da República do Uruguai e ministra do Tribunal de Contencioso Administrativo do Uruguai, destacou que o Direito precisa trabalhar para construir soluções, ainda que "da noite para o dia", de forma a atender e acolher os que mais precisam. "Para podermos respeitar a dignidade de todas as pessoas. Aqueles que escolhemos o Direito como profissão estamos assumindo um compromisso com a humanidade", afirmou.
União em debate para promover soluções
Para o diretor-geral dos cursos de Direito da Rede Ulbra de Educação, Carlos Alberto Lontra, a Multi Aula Magna já é um evento tradicional na Universidade. "Ela tem como objetivos integrar, unir e buscar a cooperação e o trabalho coletivo de todos os nossos atores, dirigentes, professores e alunos. Foi o que aconteceu e ainda está acontecendo na reconstrução do Rio Grande do Sul", salientou.
Em cada unidade da Ulbra espalhada pelo país, o debate foi focado na reconstrução de forma a discutir os assuntos mais importantes de cada região. Em Canoas, as enchentes de maio dominaram as discussões. Uma oportunidade e tanto para enaltecer as ações realizadas no campus e evidenciar o papel do Direito nos momentos mais necessários. "Passamos por um período muito difícil, e nós do curso de Direito fizemos dois projetos fundamentais: o SOS Jurídico e o Balcão do Trabalhador, e isso faz um fechamento", comentou a coordenadora do Curso no campus Canoas, Francele Marisco.
Mediante o papel decisivo da Ulbra em meio à crise de maio, o evento ganha uma nova proporção, de acordo com o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani. "Reconstruir é o papel da nossa Universidade. A cada dia, pessoas chegam aqui para construir e desenvolver os seus sonhos. E esse processo é um contínuo construir e reconstruir", refletiu Chiarani.
Possibilitar aos alunos que tenham acesso à visão de diferentes atores jurídicos, alinhados em um mesmo tema dessa importância, foi o ponto alto da Multi Aula Magna para o diretor-geral Lontra. "Nós tivemos um momento magnífico, porque conseguimos associar exposições teóricas com a vivência prática refletida aqui pelos dirigentes das instituições jurídicas que estiveram presentes apoiando os abrigados das enchentes aqui no campus da Ulbra", concluiu.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado
Últimas notícias
-
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior