Visita Técnica
Visita técnica à Hidroelétrica Itaipu Binacional
Extensão, Ensino, Pesquisa
A Coordenação e os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Ulbra Carazinho organizaram uma visita técnica neste final de semana, 20 a 23 de maio, para a Hidrelétrica Itaipu Binacional. A visita contou ainda com estudantes e docentes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e Engenharia Civil, sendo ao todo 39 alunos e quatro professores.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos projetos de engenharia mais ambiciosos do mundo, justificando que engenheiros de diferentes áreas conheçam essa obra monumental. As visitas técnicas visam oportunizar aos acadêmicos vivências reais das situações e procedimentos aprendidos em sala de aula, podendo de forma prática entender a funcionalidade das teorias. A professora Berenice de Oliveira Bona do curso de Engenharia de Produção ressalta que "a realização de uma visita técnica à Usina de Itaipu e Subestação Furnas é uma oportunidade ímpar de mostrar o desenvolvimento da humanidade e sua interação com a tecnologia, propósitos do projeto pedagógico dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Ulbra Carazinho."
Para o curso de Engenharia Civil, segundo sua coordenadora Amanda Silveira, "a visita permitiu aos acadêmicos realizar o vínculo entre teoria e prática, uma vez que essa obra de grande porte consegue abordar diferentes áreas da engenharia civil, como estruturas de concreto, obras geotécnicas, hidráulica, hidrologia, além de instalações elétricas". Com as visitações em partes internas da usina os participantes puderam ver na prática como funcionam os eixos dos motores das turbinas, salas de produção, vertedores entre outras informações da construção e funcionamento das operações.
Já para os acadêmicos do curso de Administração, a professora Rosane Regina Pilger relata que "a experiência oportunizou conhecer uma empresa com binacionalidade (Brasil e Paraguai), como funciona sua administração, de forma mais genérica, além de conhecer as instalações da segunda maior usina hidrelétrica do mundo."
Segundo a Direção da Ulbra Carazinho, para os acadêmicos foi uma experiência muito produtiva e enriquecedora em todos os aspectos, mostrando para a sociedade que a Universidade precisa sempre estar atenta para ações teóricas e principalmente práticas, fazendo com que o acadêmico da Ulbra Carazinho, tenha esses conhecimentos levados para o mercado de trabalho depois de formado.
A diretora Frankiele Oesterreich parabenizou os participantes e organizadores da visita técnica. "Nos sentimos honrados em tê-los como representantes de nossa Instituição nesta atividade", ressaltou.
VEM PRA ULBRA!
MAIS ULBRA NA SUA VIDA!
ACS Ulbra Carazinho
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola