Visita Técnica
Visita técnica à Hidroelétrica Itaipu Binacional
Extensão, Ensino, Pesquisa
A Coordenação e os acadêmicos do curso de Engenharia de Produção da Ulbra Carazinho organizaram uma visita técnica neste final de semana, 20 a 23 de maio, para a Hidrelétrica Itaipu Binacional. A visita contou ainda com estudantes e docentes dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina e Engenharia Civil, sendo ao todo 39 alunos e quatro professores.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu é um dos projetos de engenharia mais ambiciosos do mundo, justificando que engenheiros de diferentes áreas conheçam essa obra monumental. As visitas técnicas visam oportunizar aos acadêmicos vivências reais das situações e procedimentos aprendidos em sala de aula, podendo de forma prática entender a funcionalidade das teorias. A professora Berenice de Oliveira Bona do curso de Engenharia de Produção ressalta que "a realização de uma visita técnica à Usina de Itaipu e Subestação Furnas é uma oportunidade ímpar de mostrar o desenvolvimento da humanidade e sua interação com a tecnologia, propósitos do projeto pedagógico dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Ulbra Carazinho."
Para o curso de Engenharia Civil, segundo sua coordenadora Amanda Silveira, "a visita permitiu aos acadêmicos realizar o vínculo entre teoria e prática, uma vez que essa obra de grande porte consegue abordar diferentes áreas da engenharia civil, como estruturas de concreto, obras geotécnicas, hidráulica, hidrologia, além de instalações elétricas". Com as visitações em partes internas da usina os participantes puderam ver na prática como funcionam os eixos dos motores das turbinas, salas de produção, vertedores entre outras informações da construção e funcionamento das operações.
Já para os acadêmicos do curso de Administração, a professora Rosane Regina Pilger relata que "a experiência oportunizou conhecer uma empresa com binacionalidade (Brasil e Paraguai), como funciona sua administração, de forma mais genérica, além de conhecer as instalações da segunda maior usina hidrelétrica do mundo."
Segundo a Direção da Ulbra Carazinho, para os acadêmicos foi uma experiência muito produtiva e enriquecedora em todos os aspectos, mostrando para a sociedade que a Universidade precisa sempre estar atenta para ações teóricas e principalmente práticas, fazendo com que o acadêmico da Ulbra Carazinho, tenha esses conhecimentos levados para o mercado de trabalho depois de formado.
A diretora Frankiele Oesterreich parabenizou os participantes e organizadores da visita técnica. "Nos sentimos honrados em tê-los como representantes de nossa Instituição nesta atividade", ressaltou.
VEM PRA ULBRA!
MAIS ULBRA NA SUA VIDA!
ACS Ulbra Carazinho
Notícias relacionadas
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros