Apaixonado por futebol
Estudante de Arquitetura e Urbanismo recria estádio em Carazinho
Projeto foi elaborado durante o TCC de Leonardo Rafael da Costa
Uma das paixões do estudante de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra campus Carazinho, Leonardo Rafael da Costa, é o futebol. A primeira partida que ele teve oportunidade de assistir presencialmente ocorreu no Estádio Paulo Coutinho, e foi do time local, o Atlético. Esta passagem importante da vida dele foi uma das inspirações para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso -- TCC. Baseado em tudo que aprendeu na graduação e motivado pelo desejo de ver o estádio remodelado e recebendo novamente jogos do futebol profissional, Costa dedicou-se ao projeto.
O resultado é a projeção de um grande complexo esportivo, não apenas o campo de futebol e as arquibancadas. Em entrevista à Rádio Diário AM 780, o estudante revelou que decidiu projetar um novo Paulo Coutinho tendo em vista que o local não recebe jogos do Atlético há cerca de dois anos, entre outros motivos. "Meu trabalho amplia a atual estrutura, passando a ter capacidade maior que a atual, comportando até 15 mil pessoas, e tendo infraestrutura que vai além do clube profissional, oportunizando o uso do espaço também por escolas públicas. Através da revitalização, propus a criação de um ginásio próximo, tornando o Paulo Coutinho um estádio municipal e um complexo esportivo", disse, lembrando que Carazinho possui várias agremiações amadoras, de campo e de salão, que poderiam também se valer do novo espaço.
O projeto, orientado pela professora Gabrieli da Silva, sugere a construção de quatro pavimentos, projetados para estacionamento. O estudante considerou os conceitos de arquitetura esportiva e se inspirou no Estádio da Mercedes Benz, que fica nos Estados Unidos, e no Mineirão, localizado em Belo Horizonte. "No seu aspecto construtivo, o Paulo Coutinho teria cobertura tencionada, com estruturas metálicas, e passaria a ter toda a questão da acessibilidade. Sabemos que não somente o estádio, mas todo o seu entorno carece de melhorias. O projeto sugere inclusive reforma da pavimentação, passeios públicos, especialmente na Rua Castro Alves", colocou, apontando que neste sentido levou em consideração o fato de o estádio estar em um bairro residencial.
"Por isso a necessidade de revitalização do entorno. Não poderia projetar algo tão grandioso e que ofuscaria a comunidade. Então pensei toda a infraestrutura urbana para toda aquela intervenção", completou. Se o projeto elaborado pelo estudante saísse do papel seria, para ele, a realização de um sonho. "Não só para mim, mas para toda comunidade. Sabemos que o clube teve grandes anos de glória, nas décadas de 1970, e 1990, com conquistas do interior e da segunda divisão. Como apaixonado pelo esporte gostaria muito de rever o Atlético disputando jogos oficiais novamente e, porque não, em um novo espaço. Isso poderia ser possível com uma união de esforços, não somente para o Atlético, mas o futebol amador, que possui grande número de envolvidos. Seria um legado muito interessante", argumentou.
Segundo Costa, a primeira fase do projeto já foi apresentada. No segundo semestre ele trabalhará em uma segunda fase e, nesta, algumas coisas ainda podem ser modificadas nele. Por causa da pandemia, não foi possível construir uma maquete, como seria o habitual neste tipo de trabalho. Por isso, o projeto do estudante está apenas no meio digital.
Fonte: Jornal Diário da Manhã - Carazinho/RS
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes