ULBRA CARAZINHO
Universitário Por 1 Dia promove aprendizado acadêmico
Evento reuniu mais de 650 estudantes de escolas de EM
Ser Universitário Por Um Dia é muito mais do que participar de um dia de diversão, jogos e premiação. Mesmo que por um único dia, o estudante adquire o conhecimento necessário para ingressar na carreira acadêmica com a certeza da escolha certa.
Essa experiência foi vivenciada no dia 17 de outubro, na ULBRA Carazinho, pelos estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio de escolas de toda a região norte do Rio Grande do Sul. Na sua terceira edição, o Universitário Por Um Dia recebeu mais de 650 alunos para vivenciar como é ser um estudante de curso superior através de oficinas. O evento contou com mais de 15 oficinas dos cursos, além de show da banda Sintropia e jogos com a OR Games.
Na ocasião, foram entregues os prêmios para os ganhadores do Projeto Quiz Online. Jefferson Matheus Baumgratz (17) foi o primeiro colocado recebendo uma bolsa de estudos de um semestre em um curso de graduação, ofertado na ULBRA Carazinho. O estudante mencionou que a maioria de sua turma, na Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger, participou do Quiz Online. “É um teste bacana para o vestibulando. O Quiz simula questões que caem no ENEM e prepara para o futuro do estudante. Como foram muitas as escolas participantes, foi gratificante ficar em primeiro lugar. Tomara que esse seja o reflexo do meu futuro e eu possa me dar tão bem na vida como no Quiz”, contou o ganhador. Para Jefferson, foi muito legal poder escolher dentre as oficinas uma área que ele possa atuar profissionalmente. “Pude observar como as profissões funcionam na realidade e escolher um curso que se encaixa no meu perfil”, destacou.
O diretor da ULBRA Carazinho, Valdemar Sjlender, ressaltou que é sempre uma experiência muito gratificante de o aluno ter a oportunidade de conhecer a Universidade, conhecer o curso que vai fazer e se capacitar para o ENEM através do Quiz Online. Com mais de 800 inscritos, o Quiz Online também premiou as escolas com o maior número de participantes, ficando em primeiro lugar o Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho, que ganhou um Datashow; e em segundo lugar a Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger, de Selbach, que recebeu uma câmera digital.
Oficinas proporcionam a prática profissional
Durante a oficina CSI da Investigação Criminal ao Júri os alunos tiveram a oportunidade de conhecer na prática um pouco da realidade do Direito e da Biomedicina, através de uma investigação de um “crime” que ocorreu na frente deles em pleno auditório lotado. “Este tipo de atividade é puro aprendizado porque une a dramaticidade de um fato com o conhecimento elaborado na Universidade e em duas áreas totalmente diferentes: Direito e Biomedicina. Se eu fosse um aluno do terceiro ano não perderia uma oportunidade dessas por nada desse mundo, pois num evento como esse, todas as dúvidas e ansiedades com relação à escolha profissional podem ser resolvidas em um dia de um modo divertido e interessante”, relatou o coordenador do curso de Direito da ULBRA Carazinho, professor Ronaldo Laux.
Gustavo Dias Fernandes, diretor de Marketing e Comunicação da OR Games destaca a aplicação de um tipo de marketing experimental em eventos como o da ULBRA. Através desta interação, a OR Games levou diversão e conhecimento, mostrando as novidades e tecnologias de produtos. “Os estudantes adoraram as novidades e se divertiram muito, alguns até ficaram espantadas com as inovações em games que trouxemos aqui no evento”, falou Gustavo.
Roberto Weber, acadêmico do terceiro semestre do curso de Engenharia de Produção na ULBRA Carazinho e um dos integrantes da Banda Sintropia, protagonista do show que animou o evento, acredita que é muito importante dividir o estudo com a interatividade como foi o caso do evento da Instituição que reuniu escolas de muitas cidades da região.
Andressa Guilardi, 17 anos, estudante da Escola São José de Constantina, participou das oficinas de Estética e Cosmética. Ela contou que está em dúvida entre os cursos de Administração e Estética e Cosmética. “O Universitário Por 1 Dia ajudou a conhecer um pouco de cada profissão”, disse a aluna.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola