Extensão
Ulbra Check-in: Engenharia Civil na Argentina e Chile
A viagem ocorreu de 2 a 11 de agosto
Levando na bagagem a sede de conhecimento de novas culturas, acadêmicos do curso de Engenharia Civil, partiram de Carazinho (RS) rumo a Argentina e Chile. Durante oito dias, os estudantes puderam ver e conhecer de perto edificações históricas dos países e os sistemas construtivos difundidos nos locais.
Passando pela Argentina, os estudantes puderam realizar um tour na cidade de Mendoza, visita a Puente Del Inca, passeio no monte Aconcágua com seus 6.980m de altura, e passeio a Las Cuevas, última cidade argentina, atravessando o túnel que liga os dois países, chegando a Portillo, famoso centro sul-americano de Ski. Seguindo o roteiro de viagem no Chile, o grupo visitou a capital Santiago, passando por diversos pontos históricos como a igreja de San Francisco, Cerro de San Cristóbal e Cerro Santa Lúcia e Palácio do Governo, visitando a Vinã Del Mar e cidade de Valparaíso, o mais importante porto no oceano pacífico e a maior cidade do litoral chileno. Adquirindo experiência profissional e acadêmica, os discentes puderam ver de perto a SKY Costanera a Torre mais alta da América Latina com 300m de altura, e também o curso de engenharia da PUC/Chile. O momento turista do grupo, se deu ao conhecer a vinícola Concha Y Toro, o novo terminal do aeroporto internacional de Santiago, seguindo para Córdoba na Argentina, passando pela Cordilheira dos Andes e no Valle de Punilla.
Acompanhando os estudantes, o professor Arthur De Carli, destaca que a viagem para o Chile promoveu a integração dos acadêmicos fora do ambiente institucional, proporcionando novos vínculos sociais que com certeza resultarão em um ambiente mais agradável e produtivo na universidade. "Durante a viagem, foi possível conhecer vários pontos de grande importância para a Engenharia Civil, como a Gran Torre Santiago, maior arranha-céu da América Latina. Além disso, ficou evidenciado o quanto diferentes culturas se adaptam as suas necessidades por meio da Engenharia, como o sistema de irrigação urbana de Córdova, na Argentina, que utiliza o derretimento da neve das montanhas a seu favor; e a infraestrutura urbana de Santiago, no Chile, que é fortemente desenvolvida para o uso coletivo, evitando congestionamentos e aumentando a qualidade de vida dos usuários. Portanto, a viagem foi de grande valia para a integração acadêmica e para o desenvolvimento cultural", enfatizou.
O Acadêmico Guilherme José Bortoli, relatou a experiência da viagem "passamos por paisagens deslumbrantes e culturas diferentes. Minhas expectativas em conhecer a neve foram concluídas com sucesso, além de poder ver de perto toda a construção no Chile que é totalmente modernizada, que objetiva combater abalos sísmicos desde 2010, após o terremoto que destruiu por completo algumas cidades, os engenheiros tiverem muito trabalho e utilizaram novas técnicas. Hoje o país é o 2° do Mundo com mais terremotos registrados", destacou.
A viagem ocorreu de 2 a 11 de agosto de 2019.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá