Lançamento
Rede de Escolas: Professora integra obra inédita de educação para surdos
Primeira publicação do segmento foi lançada na 64ª Feira do Livro
Donatella Camozzato, professora da Escola Especial Ulbra Concórdia, lançou, no dia 11 de novembro, em conjunto com as também educadoras Maria da Graça Casa Nova, Suzana Silva Saffari e Tatiane Folchini dos Reis, a obra Em Mãos, Português Como Segunda Língua Para Surdos.
A sessão de autógrafos foi realizada dentro da programação 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, com a participação de pais, alunos, convidados e profissionais da área da educação. Na ocasião, 140 exemplares foram autografados e entregues aos presentes.
A publicação, idealizada pelas docentes a partir da necessidade de se ter material didático específico para a educação de surdos e desenvolvida em conjunto por quase uma década, tem por objetivo incentivar outros profissionais educadores a seguir os mesmos passos.
As autoras do Em Mãos colecionam em sua bagagem profissional décadas de trabalho e convivência junto à comunidade escolar do Concórdia. Donatella, egressa da pós-graduação em Educação para Surdos, ofertada no passado pela Universidade Luterana do Brasil, mesma especialização de Maria da Graça e Tatiane, é a única do grupo que segue lecionando no colégio até os dias atuais, onde já comemora 27 anos de atuação.
"No início do projeto, nós quatro trabalhávamos no Concórdia, sem experiência na construção de uma publicação, mas certas de que queríamos produzir um material, dividindo nossas experiências de sala de aula com outros profissionais, suprindo, assim, a carência de material específico para esta área da educação", lembrou Donatella sobre a ideia que resultou no primeiro livro do gênero já lançado no Brasil.
Apoio cultural
O livro didático Em Mãos, Português Como Segunda Língua Para Surdos é o resultado de anos de práticas educativas, pesquisas, construção de materiais pedagógicos e principalmente da imersão das autoras no mundo dos surdos.
A viabilização e conclusão deste projeto foram possíveis através dos recursos complementares obtidos através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, aportados pelo Grupo Zaffari, que já possui tradicional participação em projetos sociais e de incentivo à cultura.
"É muito emocionante vermos nosso objetivo alcançado de uma maneira muito maior do que imaginamos. A obra cresceu e, nesta expansão, tornou-se também um projeto cultural, através da apresentação para grupos de surdos e a realização de oficinas em Porto Alegre e região metropolitana, para promover a publicação junto à comunidade na qual ela se destina", ressaltou a escritora.
A tiragem de dois mil exemplares tem distribuição gratuita e exclusiva para escolas especializadas e profissionais que realizam trabalhos com surdos em todo Brasil.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD