Painel
Dê chance à vida: doe órgãos
Conscientização, reflexão e emoção para marcar o Setembro Verde.
Na última quarta-feira, 26 de setembro, a Ulbra Carazinho foi palco de um importante momento de conscientização, reflexão e emoção para marcar o Setembro Verde, mês alusivo a conscientização sobre a doação de órgãos.
O painel Dê chance à vida: doe órgãos, foi realizado no Salão de Atos da universidade, centenas de acadêmicos e pessoas da sociedade em geral puderam ouvir e questionar profissionais da área de saúde, direito, pessoas que passaram por transplante de órgãos, e um casal que relatou a doação dos órgãos do filho de apenas dez anos.
O painel fez parte das ações propostas pela Ulbra Carazinho e o Grupo Gazeta, com o intuito de sensibilizar a população sobre a temática doação de órgãos, e a importância de que aquele que deseja ser doador informar sua família sobre. A primeira ação proposta ocorreu no último sábado, 22 de setembro, na Praça Albino Hillebrandt de Carazinho (RS), onde houve a distribuição de panfletos informativos e laços alusivos a campanha nacional de doação de órgãos.
O painel foi mediado pelo comunicador Tiago Zirbes, do Grupo Gazeta, e iniciou com a abordagem de profissionais da área da Enfermagem trazendo dados técnicos sobre os processos de captação dos órgãos e a prática dos transplantes tanto como para doadores vivos tanto quanto para doadores após morte encefálica. Os profissionais destacaram a importância que interessados em se tornarem doadores informem as suas famílias, pois elas é que terão a responsabilidade de autorizar a doação, após o óbito ser identificado.
Conduzindo e representando quem já viveu uma experiência com a doação de órgãos. Luma Eccel, 30 anos, contou aos presentes seu relato de vida que mudou completamente após uma bactéria afetar sua saúde, ocasionando a insuficiência renal gerando a necessidade da dependência da hemodiálise, até o momento que surgiu um órgão compatível para o transplante. Hoje Luma atua ativamente com o grupo do blog Sou Doador para levar mais pessoas ao gesto de doar.
Luma ainda destacou que o Brasil tem motivos para celebrar o Setembro Verde. "A rede pública de transplantes do país é uma das mais organizadas e eficientes do mundo. Mas como tudo sempre pode melhorar, o País ainda tem o desafio de reduzir as filas que impõem a milhares de famílias o sofrimento da espera por um doador. Falta de solidariedade e empatia? Medo? Preconceito? Nada disso. O que mais pesa na decisão de doar órgãos, segundo médicos e especialistas que atuam na rede de transplantes, é a falta de informação - daí a importância de campanhas que esclareçam a população sobre o tema", enfatizou.
Formaram o painel, o coordenador do curso de Enfermagem da Ulbra Carazinho Michael Vieira do Amarante, o Dr João Pedro Albuquerque, a Enfermeira Fabiana Dalconte, a egressa Enfermeira Marciane dos Santos, a transplantada de rim Luma Eccel, a transplantada de Rim Elisabete Toledo, o transplantado de fígado Jorge Santos e os pais de doador Cyntia e Edson Lyrio.
Os relatos dos painelistas emocionaram os presentes, certamente o objetivo de comover e sensibilizar para a causa foi atingido. E você deseja ser doador? Já informou sua família? Pense nisso.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola