Acessibilidade
Termo de cooperação é firmado entre a Ulbra e a Faders
Entre os objetivos: reunir esforços, recursos, competências e ações
"Este é um momento muito importante para a Universidade e para o órgão estadual que cuida das políticas públicas das pessoas com deficiência, mas, principalmente, para as pessoas com deficiência, porque esta construção vai resultar no desenvolvimento da área de acessibilidade através de pesquisas, trabalhos de campo, seminários e muito mais", falou empolgado o colaborador da Ulbra, José Luiz Galvão, durante o evento de assinatura do termo de cooperação técnica entre a Universidade Luterana e a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders). Galvão é deficiente visual desde os doze anos e trabalha diretamente no Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) Institucional, vinculado à Diretoria de Extensão da Ulbra. O evento ocorreu nesta terça-feira, 18 de julho, na sede da Fundação, em Porto Alegre.
O diretor presidente da Faders, Roque Noli Bakof, agradeceu a parceria e o trabalho que vem sendo realizado junto à Ulbra, e destacou o acolhimento que a Fundação recebeu no campus da Instituição em Guaíba, onde recentemente foi realizada uma etapa regional de um fórum temático sobre abordagem arquitetônica e urbanística. Antes da assinatura do documento, Bakof fez um breve relato sobre a história da Faders e seus 43 anos. "O órgão surgiu em um momento em que a pessoa com deficiência migrava da segregação para a integração na sociedade. Avançamos para o período da inclusão, mas precisamos ampliar essa perspectiva", avalia o diretor presidente, complementando sua fala com um chamamento à Universidade: "O que nós precisamos enquanto sociedade? Temos que pensar, junto à Ulbra, em fazermos eventos com assuntos específicos e que o resultado que seja repercutido em todas as regiões do Estado".
O reitor Marcos Fernando Ziemer afirmou que fica feliz com desafios e que a parceria é muito importante. "Quando se assina um protocolo ou um termo de cooperação, é justamente para que as instituições se provoquem sadiamente para novos desafios. Nós achamos muito importante isso. Estamos vivendo um momento especial na Ulbra, reformulando, a partir do próximo ano, uma nova proposta dos currículos e dos cursos, visando justamente trazer essas questões, esses olhares diferentes. Um dos nossos objetivos no novo Plano de Desenvolvimento Institucional é garantir a acessibilidade universal", explicou.
De acordo com o diretor de Extensão, Gustavo Becker, a formalização da parceria só fortalece as ações que a Universidade já desenvolve há anos na área da acessibilidade. "Somar as iniciativas da área pública com o trabalho que desenvolvemos, só qualifica ainda mais as ações, dando visibilidade a um assunto muito importante e que faz parte do nosso dia a dia. A parceria é a soma de uma mútua complementação."O coordenador do PPA Institucional, Laíno Alberto Schneider, acredita que a assinatura do termo de cooperação possibilita a ampliação do trabalho da Ulbra para além de seus muros, "nas áreas comunitárias, social e de extensão, apresentando e sendo desafiado a produzir novos resultados com o processo de acessibilidade".
O documento firmado entre as instituições prevê uma parceria de dois anos, sendo prorrogada mediante a celebração de termos aditivos, conforme o interesse de cada entidade. O pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, também participou do evento.
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola