Curricularização da Extensão
Atividade aborda o ingresso no mundo do trabalho e educação financeira
O aprimoramento da formação ética e cidadã
Na noite desta segunda-feira, 29 de maio, os acadêmicos do curso de Administração, das disciplinas de Ética e Responsabilidade Profissional e Administração de Recursos e Aplicações receberam no Salão de Atos da universidade, alunos do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Carazinho: E.E.E.M. Marquês de Caravelas, E.E.E.M. Cônego João Batista Sorg e Instituto Estadual de Educação Cruzeiro do Sul Oniva de Moura Brizola.
A atividade de Voluntariado com a abordagem dos temas, ingresso no mundo do trabalho e educação financeira pessoal/familiar, foi coordenada pelas docentes Fabíola Ruschel e Idalei Teresinha Hoffmann e mobilizou 95 acadêmicos da Ulbra Carazinho. O principal objetivo da ação vem de encontro com a proposta das disciplinas que visam o aprimoramento da formação ética e cidadã dos alunos fazendo com que o discente possa compreender que a responsabilidade das organizações ultrapassa o espaço interno e suas ações se refletem no âmbito social e ambiental.
Na oportunidade os adolescentes visitantes, participaram de oficinas propostas pelos acadêmicos e docentes, uma forma de curricularização da Extensão, os participantes tiveram contato com conhecimentos e desenvolvimento de educação financeira e dinâmica de orientação profissional.
A docente, Fabíola Ruschel, enfatiza que levar o discente de Administração a vivenciar a experiência é fundamental para a sua formação acadêmica e pode ser capaz de moldar cidadãos mais éticos e conscientes de seu papel na sociedade, capazes de organizar eventos, promoverem ações sociais e se relacionarem com a sociedade. "Atividades práticas como esta proporcionam que os acadêmicos possam vivenciar na prática as teorias estudadas em sala de aula, exercitando ainda a realização de atividades de voluntariado, que acrescenta experiências enriquecedoras e incomparáveis para cada um", destacou.
Como afirma em sua Missão, a Ulbra quer ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, e uma das formas é promover encontros em que os discentes possam interagir com a comunidade externa, fazendo com que o conhecimento ultrapasse fronteiras. Considerando que os jovens são parte da sociedade e serão aqueles que irão comandar as decisões no futuro, é importante que eles tenham sólidos fundamentos e vivências quanto à união, respeito e educação da sociedade.
A coordenadora e docente do curso de Administração, Rosane Regina Pilger, ressalta que a atividade vem de encontro com uma das funções da universidade que é estimular e proporcionar aos acadêmicos ações de voluntariado, tanto para seu crescimento pessoal como para entender que as organizações tem suas responsabilidades perante as comunidades onde estão inseridas. "A responsabilidade social atualmente é vista como a tomada de consciência da empresa que a leva a assumir livremente atividades e encargos em prol da sociedade em que está inserida".
A docente, Idalei Teresinha Hoffmann, destacou que experiências diferentes oportunizam a preparação para a vida. "Essa interligação de conteúdos teóricos e práticos enriquece e facilita o aprendizado".
Andresa Lima
Assessora de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá