Conhecimento
Palestra em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro
Captação e Processamento de Órgão e Tecidos
Com o objetivo de proporcionar aos seus alunos o conhecimento de práticas específicas, permitindo-os refletir sobre as possibilidades para o mercado de trabalho no dia, 15 de maio, o curso de Enfermagem participou de palestra com a temática da "Captação e Processamento de Órgão e Tecidos", no Miniauditório da universidade.
A palestra ministrada pelo Enfermeiro, Maurício Luciano Zangirolami, fez parte de ação reflexiva e de comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro, celebrado dia 12 de maio data do nascimento de Florence Nightingale precursora da Enfermagem moderna.
No encontro buscou-se entender como funciona o BTME - Banco de Tecidos Muscoesqueléticos, a atuação do bacharel em Enfermagem neste cenário, bem como desmistificar os mitos e preconceitos que ainda existem em torno da doação de órgãos e tecidos. Maurício enfatizou em sua fala a importância do profissional Enfermeiro em buscar continuamente aprimoramento técnico/científico, estando assim, apto a ocupar espaços no cenário da enfermagem atual.
O coordenador do curso, Michael Vieira do Amarante, destacou a importância do momento de atualização sobre uma temática bastante específica, já que este serviço do HSVP (Hospital São Vicente de Paulo/RS) é o único do Rio Grande do Sul. "São somente sete banco de tecidos no Brasil. Conscientizar-se da importância deste tema, que hora podemos favorecer ao próximo, ora poderemos ser favorecidos, ninguém está livre de ter a necessidade de receber um órgão. A doação de órgãos e tecidos, além de salvar pessoas, aumentar a expectativa de vida, e melhorar a qualidade de vida de quem precisa de um órgão. Sendo assim, há a necessidade de tratar dessa temática cada vez com mais intensidade e profissionalismo", destacou.
Andresa Lima
Assessora de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá