Curricularização da extensão
Design desenvolve jogos para alunos de escolas estaduais
A proposta visa trabalhar com a temática da sustentabilidade
Com o objetivo de estabelecer um diálogo entre universidade e sociedade, no último dia 10 de dezembro, os acadêmicos da disciplina de Projeto de Design V, do curso de Design, realizaram o encerramento do projeto de curricularização da extensão que teve como proposta o desenvolvimento de jogos para alunos das escolas estaduais Castelo Branco e Érico Veríssimo de Carazinho, RS.
A proposta apresentada faz parte do projeto de extensão comunitária -- EcoAção, e foi desenvolvido com o intuito trabalhar com a temática da sustentabilidade, através de jogos, fazendo com que professor e o aluno possam interagir e construir conhecimentos dentro da sala de aula, tornando a forma de aprender divertida e empolgante.
Na oportunidade os estudantes das escolas estaduais foram recepcionados no Mini Auditório da universidade pela coordenadora do curso e docente da disciplina, Ana Claudia Gaicoski Pinto, que acolheu a todos e reforçou a importância desse projeto ser desenvolvido em parceria entre o curso de Design e as escolas.
Os acadêmicos apresentaram os jogos desenvolvidos de forma lúdica, no formato de histórias, destacando a importante participação dos alunos das escolas Castelo Branco e Érico Veríssimo no processo de criação. A evolução da proposta se deu nos encontros realizados aos sábados no decorrer do semestre 2016/2, onde os alunos do curso de Design conduziam oficinas com os alunos das escolas afim de conhecer melhor o seu entorno escolar, como eram as suas aulas, através desse contato, universidade e comunidade desenvolveram em conjunto jogos que irão auxiliar dentro de sala de aula para trabalhar os conteúdos nas mais diversas disciplinas.
"Os jogos foram desenvolvidos a partir da metodologia do Design Thinking, que é voltada para gerar inovação diferenciando-se por lidar bem com problemas complexos, que não são bem definidos e, em geral, envolvem pessoas; primeiro, ele define cada problema com empatia por quem o necessita e só então oferece soluções, é uma metodologia onde o ser humano é colocado como foco do projeto e participação do processo de geração de ideias", destaca a coordenadora e professora do curso Ana Claudia.
No próximo ano os alunos do curso de Design irão instrumentalizar os professores das escolas envolvidas neste projeto, para que conheçam os jogos e possam utilizar em sua sala de aula como uma ferramenta complementar de ensino.
Andresa Lima
Assessora de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola