Experiência
Acadêmicos de Educação Física apresentaram resultados de estágio
Contato da academia com a vida profissional
Na última segunda-feira, 12 de dezembro, os acadêmicos do curso de Educação Física Bacharelado, apresentaram os resultados de seus estágios nas disciplinas de Estágio Supervisionado em Educação Física I e Estágio Supervisionado em Educação Física II, orientados pela docente, Patrícia Carlesso Marcelino.
O Estágio Supervisionado em Educação Física I visa demonstrar aos acadêmicos a evolução dos modelos assistenciais implantados no Brasil quanto aos seus pressupostos, propósitos e articulação com o modelo econômico e político vigente, bem como a implantação do Sistema Único de Saúde/SUS e os desafios colocados para a organização e planejamento da assistência na prática cotidiana das unidades de saúde. Já a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Física II possibilita o contato do acadêmico com diferentes possibilidades de abordagens e experiências em academias e clubes esportivos, permitindo vivenciar múltiplos aspectos relacionados com sua área de atuação e suas implicações na saúde e qualidade de vida do indivíduo de uma forma geral.
Iniciando as apresentações o grupo formado pelos acadêmicos Cindy Wendy Berwig, Douglas da Rosa Onofre de Mattos e Silvano Marafon expos as aulas executadas no período de estágio no HCC/Hospital Comunitário de Carazinho, bem como o planejamento destas, que tinham como objetivo promover o aumento da produtividade no contexto hospitalar decorrente das atividades físicas. Os acadêmicos pontuam que as atividades eram realizadas em grupos ou individualmente sempre com o cuidado para a participação efetiva de todos. As atividades envolveram todas as áreas da organização, sendo que no CTI/Centro de Tratamento e Terapia Intensiva as aulas foram adaptadas em espaço especial para que todos pudessem se deslocar sem comprometer suas atividades profissionais. Durante o período de estágio o acadêmico, Douglas da Rosa Onofre de Mattos, contribuiu na produção de vídeo da Campanha do Outubro Rosa da organização desenvolvendo a coreografia.
O curso de Educação-Física, da Ulbra Carazinho é pioneiro na realização de atividades do profissional de Educação Física no contexto hospitalar na região, sendo que este olhar multidisciplinar gera benefícios à sociedade em geral, uma vez que seus resultados impactam no atendimento dos pacientes. O acadêmico, Silvano Marafon, destacou que as atividades desenvolvidas promoveram aos participantes saúde e bem-estar, proporcionando alívio do Stress. "Experiência maravilhosa, uma visão diferente da área da saúde, pessoas que querem viver mais cuidando da saúde", completou.
O segundo grupo a apresentar suas atividades de estágio composto pelos alunos, Alessandra Marques da Silva e Osvaldo Sarmento da Silva, pontuou o quanto a oportunidade de estagiar dentro de um hospital enriquece o crescimento da atuação profissional do acadêmico. Os alunos destacaram que as aulas desenvolvidas trouxeram grande satisfação, pois os benefícios resultantes podiam ser vistos no rosto de cada participante e eram demonstradas através de palavras de gratidão e reconhecimento, sendo questionados se as execuções das atividades seguiriam no próximo semestre. Os acadêmicos e a docente, Patrícia Carlesso Marcelino, destacaram a receptividade do HCC/Hospital Comunitário de Carazinho, o acolhimento, dedicação e atenção dedicada a todos durante processo de estágio.
A aluna, Angélica Lazzaretti, realizou a terceira apresentação da noite exibindo os dados obtidos no estágio realizado no grupo A Melhor Idade, organizado pelo CRAS/ Centro de Referência de Assistência Social, no município de Constantina, RS. A acadêmica relatou que suas aulas planejadas eram executadas duas vezes na semana, tendo como público idosos a partir de sessenta anos. Com o objetivo de motivar os participantes à prática de atividades físicas a acadêmica trabalhou o fato de idosos ativos terem maior longevidade, dividindo os exercícios em partes durante as aulas, exercícios aeróbicos, resistência muscular, atividade motora de equilíbrio e atividades recreativas. Angélica ressaltou emocionada que o estágio proporcionou sua primeira atividade profissional na área e sua primeira experiência com aluna deficiente visual, realizando para esta atividades adaptadas. "Você é uma ótima instrutora, me emocionei ao ouvir quando sentava a aluna em sua cadeira".
Morgana Silva Flores apresentou os dados de seu estágio realizado na Hidroginástica Municipal de Sarandi, em Sarandi, RS. A acadêmica atendeu em suas aulas turmas de vinte e cinco idosos, sendo que alguns apresentavam problemas patológicos, três vezes por semana eram desenvolvidas aulas diversificadas, visando proporcionar força muscular, trabalhar o sistema cardiorrespiratório, flexibilidade, equilíbrio e a socialização dos participantes. Morgana destaca que visou promover a participação efetiva de todos, de acordo com suas capacidades, planejando as aulas de acordo com o perfil dos alunos. "O estágio proporcionou a busca constante de aperfeiçoamento para maior qualificação de nosso trabalho".
Silvano Marafon encerrou as apresentações da noite, demonstrando os resultados de seu estágio na Academia Top Gym, em Passo Fundo, RS. O objetivo das aulas planejadas pelo acadêmicos era de medir resultados de treinamento de força, através da musculação e exercícios cardiorrespiratórios aliados a dieta desenvolvida por nutricionista, em alunos de vinte a trinta anos, sem patologias. O acadêmico destaca que quando o exercício bem realizado começa fazer parte da rotina é difícil que as pessoas deixem de realiza-los, tendo em vista seus benefícios.
Ao final das apresentações era visível a satisfação da docente, acadêmicos e público presente, pois os resultados enalteceram a importância do profissional de Educação Física na promoção de saúde e bem-estar da sociedade contemporânea.
Andresa Lima
Assessora de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá