Curricularização da Extensão
Design promove diálogo entre universidade e escolas
O projeto tem o objetivo de desenvolver jogos com sustentabilidade
Com o intuito de estabelecer um diálogo entre universidade e sociedade, resultando no desenvolvimento de jogos para alunos de duas escolas estaduais do município de Carazinho, no último dia 03 de setembro, os alunos da disciplina de Projeto de Design V, do curso de Design, iniciaram o projeto de curricularização da extensão.
Durante a manhã de sábado os alunos foram recepcionados pela coordenadora e professora da disciplina, Ana Claudia, onde acolheu a todos e reforçou a importância desse projeto ser desenvolvido em parceria entre o curso de Design e as escolas. Em seguida os alunos das escolas conheceram as suas equipes, estas formadas pelos acadêmicos do curso de Design que conduziram as oficinas, nesse primeiro encontro as atividades foram para conhecer o público e entender os desafios do projeto. Cada equipe organizou dinâmicas para interação e integração.
A coordenadora e professora do curso, Ana Claudia Gaicoski Pinto, explica que o projeto a ser desenvolvido tem por objetivo o desenvolvimento de jogos com a temática da sustentabilidade, envolvendo as escolas Castelo Branco e Érico Veríssimo, fazendo com que professor e aluno possam interagir e construir conhecimentos dentro da sala de aula, tornando a forma de aprender lúdica, divertida e empolgante. "Os jogos serão desenvolvidos a partir da metodologia do Design Thinking, que é voltada para gerar inovação diferenciando-se por lidar bem com problemas complexos, que não são bem definidos e, em geral, envolvem pessoas; primeiro, ele define cada problema com empatia por quem o necessita e só então oferece soluções, é uma metodologia onde o ser humano é colocado como foco do projeto e participação do processo de geração de ideias" destacou.
O segundo encontro que ocorrerá no dia, 17 de setembro, e terá como objetivo compreender as necessidades que alunos e professores têm para trabalhar de forma lúdica com a temática da sustentabilidade, ao final do semestre cada turma da escola receberá o jogo físico que será desenvolvido.
Andresa Lima
ACS Carazinho
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola