Aula Magna
A realidade de um designer
Incentivo e prospecção de futuros brilhantes
Com o intuito de trazer a realidade de um designer no mercado de trabalho atual, trazendo várias dicas para os futuros profissionais, na última segunda-feira, 08 de agosto, a Aula Magna do Curso de Design 2016/2, teve a presença do designer Fernando Tonon.
Abrindo as atividades da noite a coordenadora e docente do curso, Ana Cláudia Gaicoski Pinto, recepcionou os acadêmicos. Logo após apresentou os veteranos e vencedores do concurso Logotipo Ulbra 500 Anos de Reforma Luterana, estes por sua vez contribuíram com o relato sobre a experiência de ter participado. A coordenadora também expos a Agência Experimental de Design, e a equipe de alunos integrantes, que relataram os projetos desenvolvidos no semestre de 2016/1. Os depoimentos serviram como base motivacional para que os demais participem das oportunidades criadas pela universidade, para que o acadêmico vivencie o mercado de trabalho durante sua graduação.
A diretora do campus, Mari Salete Zanella Taietti, evidenciou o fato do curso de Design se renovar a cada dia, estando sempre em movimento. Na oportunidade ela abordou dados da universidade, destacando os três pilares: pesquisa, ensino e extensão, que fazem o diferencial no currículo acadêmico e profissional dos alunos da instituição.
Fernando Tonon, convidado especial da noite, atua na área a seis anos destes quatro com seu próprio negócio. O mesmo narrou suas experiências como designer, em dois países diferentes, trouxe aos alunos a sua bagagem de conhecimento, vivências da sua vida acadêmica e também profissional da área. Contextualizou a realidade que o mercado oferece, as exigências, e as dificuldades que os alunos terão de enfrentar no início da sua caminhada profissional. O designer também trouxe muitas dicas e sugestões para todo o desenvolvimento de projetos, contato com clientes e até na parte da organização interna de tarefas e períodos de trabalho que devem ser desenvolvidos.
Além de expressar seu conhecimento, o palestrante trouxe aos alunos incentivo e prospecção de futuros brilhantes, para aqueles que não se acomodam e que saem da sua zona de conforto para ir além estão em constante aperfeiçoamento. Fernando destacou a importância do momento, pois nem todas as universidades proporcionam ao acadêmico a oportunidade de ouvir profissionais da área falando de mercado de trabalho.
Ao ser questionado sobre a demanda do setor, na atual situação econômica do país, o designer acredita que o cenário pode gerar oportunidades, de inovação e investimentos, deixando como dica a importância de oferecer um bom atendimento e fidelizar o cliente. O palestrante, ao conhecer a Ulbra, percebeu que a mesma oferece ao acadêmico a vivência e interação com as principais áreas de negócios, proporcionando conectar o capital intelectual da universidade as empresas. "Estejam preparados para interagir com o cliente, conheçam seus processos produtivos, saibam as teorias, conheçam as ferramentas, não fiquem para trás, comecem mais cedo que os outros ou então se esforcem com mais dedicação", ressaltou.
Andresa Rosa de Lima
Assessora de Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola