Expodireto/Cotrijal
Participar da Expodireto/Cotrijal amplia conhecimentos
Comunidade acadêmica comenta oportunidades obtidas na feira
A 17ª Expodireto/Cotrijal encerrou suas atividades de 2016 deixando novas experiências para dezenas de estudantes, egressos, professores e gestores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Feira do ramo do agronegócio, o evento já é considerado um dos mais importantes da América Latina. A diretora da Unidade da Ulbra em Carazinho, Mari Salene Taietti, esteve em diversos eventos que ocorrem na Expodireto, desde a abertura oficial, com representantes dos governos locais, estadual e federal, entidades associativas e educacionais. Representando a Instituição, apoiou o abaixo-assinado em favor da campanha pela duplicação da estrada RS 285, no trecho entre Carazinho e Passo Fundo.
Em parceria com a direção da feira, a Ulbra mais uma vez aplicou a Pesquisa de Satisfação com o Público da Expodireto / Cotrijal 2016, cujos resultados trarão benefícios para as próximas edições do evento, a partir da opinião do público. A pesquisa apontou que 96% das pessoas entrevistadas consideraram a feira ótima, muito boa ou boa. Entre os pontos positivos mais citados estão organização, limpeza, maquinário, tecnologia, agricultura familiar e atendimento.
Junto à pesquisa, estudantes e professores ainda divulgaram informações sobre o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Como incentivadora e participante da feira desde a sua primeira edição, a Ulbra promoveu o Ciclo de Inovação e Tecnologia, conduzido pelo diretor de Inovação do Parque Tecnológico Ulbratech, Márcio Roberto Machado da Silva, e tendo como painelista o diretor de Participação e Sustentabilidade do Badesul, Diogo Paz Bier (Mano Changes).
Acadêmicos dos cursos da Ulbra Carazinho estiveram entre os visitantes, realizando atividades práticas e de observação junto aos expositores e eventos inseridos na feira. Para o coordenador dos Cursos Superiores de Tecnologia em Agronegócio e em Logística, professor Diogo Moreira, "a troca de informações que ocorre entre os estudantes, egressos e professores é uma oportunidade para ampliar conhecimentos e se inserir nos temas ligados ao mercado".
Patrícia Rodrigues, que colou grau no dia 20 de fevereiro em Agronegócio, afirma que teve um desenvolvimento acadêmico muito importante em todos os anos que esteve na Expodireto/Cotrijal. Ela lembra que foi em uma das edições anteriores da feira, no estande do Sistema Farsul (SENAR-RS), que ouviu uma palestra sobre se a necessidade da preservação das abelhas e a sua importância para a agricultura. "O assunto me encantou tanto que posteriormente o escolhi como tema do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tirei nota 10. Pretendo publicar meu trabalho em revistas da área e escrever um livro para alertar sobre o risco da Síndrome do Colapso das Colônias de Abelhas, apontando para soluções que evitem isso. Em alguns países, já não existem mais abelhas, e algumas plantas necessitam delas no seu ciclo de vida", complementa.
Aluno do último semestre de Agronegócio, Silvano Jeferson Scariott participou da feira com os colegas, mas também como profissional no estande da empresa onde trabalha há dois anos, a Tovese Corretora de Seguros. Morador de Santo Antônio do Planalto, ele afirma: "fui criado na lavoura e sempre pensei em estudar Agronomia, mas no curso da Ulbra descobri um campo de trabalho que está crescendo -- o seguro agrícola. Meus professores me incentivaram a conhecer mais esse espaço diferenciado do mercado produtor. A experiência do campo casada com a da vida acadêmica me proporciona formular ideias novas para o meu trabalho. A teoria complementa a prática". Uma das atividades de Silvano na Expodireto/Cotrijal foi palestrar sobre o tema Viabilidade do Seguro Agrícola na Gestão da Propriedade para um público formado por empresários e produtores rurais, além de visitantes. A esposa de Silvano, Marcani Taís da Silva, é graduada em Recursos Humanos pela Ulbra e trabalha numa cooperativa de crédito rural. "Trocamos muitas informações. Estudamos e isso nos fez crescer juntos, obtendo a valorização profissional, financeira e pessoal", afirma.
A adolescente de Não-Me-Toque Jordana de Quadros Dengate, 13 anos, visitou o estande da Ulbra na Expodireto/Cotrijal para ampliar informações sobre o curso de Design da Instituição e o mercado de trabalho na área. Ela foi orientada pela coordenadora Acadêmica da Ulbra Carazinho, professora Eloísa Ávila. A jovem já admirava a profissão, que conhecia a partir de uma familiar designer, e saiu ainda mais convicta. "Sem dúvida, as informações me deram maior certeza para decidir". Jordana estava acompanhada da vizinha Elisa Denise Walker Lindner, que é licenciada em Letras, pós-graduada e vice-diretora de escola, e a incentiva para ingressar no ensino superior. "Estudar melhora o nível de vida, conseguimos crescer no local de trabalho e adquirimos conhecimentos para a gente também", salienta.
Rudimar Reinheimer acompanhou entusiasmado a filha Alessandra, estudante do quinto semestre de Administração da Ulbra Carazinho, na visita à Expodireto/Cotrijal. "Eu percebo que a Universidade auxilia os jovens a verem melhor a realidade da vida e a perceber as possibilidades que eles têm", disse o agricultor. Já Alessandra ressaltou o quanto o crescimento que obtém na Universidade potencializa o diálogo com a família e a sua comunidade. "Estou estudando e quero permanecer morando e trabalhando no interior, em Coqueiros do Sul". Junto com eles, o estudante do terceiro semestre de Agronegócio Lucas Claro, enfatiza: "Cada novidade que vemos aqui na feira é importante para o agricultor. Quanto mais conhecimento e domínio das tecnologias voltadas para o campo, melhor para a comunidade local".
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - Mtb 5.785
Tags
Notícias relacionadas
-
05
JUNFertilização, Reprodução Humana Visita Técnica na Clínica Genesis -
26
OUTFormação com Propósito Feira de Estágios Ulbra Carreiras une alunos, oportunidades e propósitos -
26
SETHomenageando o Brasil Começa a 13ª edição do Sarau das Nações -
13
MAIInscreva-se! Aula inaugural debate as conexões entre Jornalismo e Design digital
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes