ULBRA CARAZINHO
Universidade preocupada com a preservação do meio ambiente
ULBRA em Movimento por um Planeta Verde, Limpo e Fraterno
A ULBRA Carazinho vem constantemente realizando ações promovendo a consciência ambiental de seus acadêmicos e da comunidade. Como Universidade, formadora de opiniões, a ULBRA faz muito mais do que servir de exemplo; ela age em prol da preservação do planeta. Apenas durante o ano de 2011, o campus Carazinho realizou inúmeras ações voltadas para conscientização ambiental coletiva, tendo em vista a efetiva colaboração para melhorar o espaço no âmbito da preservação e reconstrução.
Em parceria com a Associação de Pessoas com Deficiência, foi realizado o plantio de uma muda de árvore nas dependências do campus. A ação aconteceu juntamente com os participantes do 88º Fórum Permanente de Políticas Públicas Estaduais para Pessoas com Deficiência. A ação contou com a presença da associação e demais colaboradores. A partir disso, diversas mudas de árvores frutíferas foram plantadas perto da pista atlética e do campo de futebol da Instituição.
Durante o Universitário Por Um Dia, com o intuito de promover a educação ambiental, 20 alunos do ensino médio, representando todo o evento, participaram da ação Universitário por Um Dia Nota 10. A tarefa, realizada durante a tarde, consistiu no plantio de 10 mudas de árvores na área do campus chamada Bosque dos Municípios. Conforme o assessor administrativo da Unidade, Diogo Moreira, idealizador da ação, não é apenas no dia do meio ambiente que a Universidade realiza ações ambientais, mas durante o dia a dia dos acadêmicos e futuros alunos. Estes são incentivados a participar de atos que promovam a consciência ambiental.
O curso Superior de Tecnologia em Logística da ULBRA Carazinho, juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente do município, promoveram em uma manhã de vestibular a doação de mudas frutíferas. A ação foi destinada aos vestibulandos, acompanhantes e acadêmicos que transitaram pelo campus, além de professores e funcionários da Instituição.
Como encerramento das atividades do semestre, os acadêmicos de estágio curricular do curso de Enfermagem, juntamente com professores e as agentes de saúde do Bairro Nova Ouro Preto em Carazinho ofertaram à comunidade mudas de árvores frutíferas e árvores nativas doadas pela empresa E. Orlando Roos do município de Não-Me-Toque. Na ocasião, juntamente com as mudas doadas foram repassadas orientações de saúde além da mensagem: "A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença", demonstrando para a comunidade a importância de ações como esta.
Reciclar o lixo é preservar
A ULBRA Carazinho realiza a reciclagem do papel que não será mais utilizado, prevenindo o descarte incorreto deste material. Todos os colaboradores depositam, no departamento de pessoal, folhas A4 que já foram utilizadas frente e verso. O material é doado aos catadores de papel, os quais fazem o devido encaminhamento do material, além de ser o meio para o seu sustento.
Além da reciclagem de folhas A4, os banners que não têm mais utilidade para a Instituição foram doados para uma escola particular do município. O material será utilizado pelos alunos para a confecção de diversos materiais, como bolsas e barracas.
Outra ação não menos importante é a reciclagem de pilhas usadas. Através de uma campanha institucional de arrecadação de lixo eletrônico foi implantado o projeto "Papa Pilhas", na qual os acadêmicos depositam pilhas usadas em uma caixa coletora, evitando, assim, que elas sejam largadas em lugares impróprios, ficando a cargo da Universidade dar o destino correto para este material.
Consciência Ambiental
O assessor Diogo Moreira explica a importância destas ações promovidas pela instituição. Visto que cabe considerar o conceito "Limites do Crescimento" - de acordo com Marilena Lavorato, a humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Ou seja, como estamos usando recursos além de sua capacidade produtiva, significa que os limites do crescimento não foram observados, ultrapassaram-se a capacidade de suporte, de autodepuração e de regeneração dos sistemas. Assim, estão avançando sobre os estoques naturais da Terra, comprometendo as gerações atuais e futuras, segundo o Relatório Planeta Vivo.
"A Universidade contribui para a formação da educação ambiental e da ética na gestão, visando a responsabilidade social. A partir do conhecimento, modelamos em conjunto com as partes envolvidas e interessadas novos modelos de desenvolvimento com objetivos sustentáveis", completa Moreira, destacando que somos todos responsáveis pelo futuro, pois ações de hoje comprometem o amanhã. Atividades de educação ambiental visam conscientizar a população sobre a importância de proteger o ecossistema e da necessidade de exercer cidadania planetária e ecopedagogia", conclui.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola