Acadêmico participa da 7ª VER-SUS
Realizado entre os dias 31 de janeiro a 09 de fevereiro, em Santiago, RS, a 7ª edição do Vivência-Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde - VER-SUS, contou com a presença do acadêmico do terceiro semestre do curso de Biomedicina, da ULBRA Carazinho, Roberto Orling.
Desenvolvido em diversas cidades do estado e em mais onze estados, com o objetivo principal de qualificar os futuros profissionais do Sistema Único de Saúde - SUS, num espaço de formação e trabalho, que dialogue com os novos processos organizativos, possibilitando aos acadêmicos de diversos cursos um espaço de interação e inteira imersão no cotidiano do SUS.
Durante a vivência os versusianos, como são chamados os participantes do VER-SUS, tem a possibilidade de conhecer grande parte dos serviços que formam a rede SUS e a rede Sistema Único de Assistência Social - SUAS, além de conseguir visualizar onde ocorre a ligação entre estes dois sistemas.
Os versusianos realizaram visitas, onde ocorreram rodas de conversa com os representantes de cada serviço de saúde e assistência social local e da região, e a partir dessa etapa, tiram suas dúvidas sobre a rotina dos profissionais, como funciona o trabalho, a interligação entre os diferentes profissionais que estão trabalhando juntos, e as dificuldades encontradas no dia a dia.
No período de duração da vivência, foram visitados serviços como: Estratégias de Saúde da Família - ESF's, Secretária Municipal da Saúde e Vigilância Epidemiológica, ESF's na cidade de São Vicente do Sul\RS, Centro de Atenção Psico-Social - CAPS, Centro de Atenção Psico-Social Álcool e Drogas - CAPS AD, Conselho Tutelar, Centro de Referência a Assistência Social - CRAS, e Centro de Referência Especializada a Assistência Social - CREAS, Hospital de Caridade de Santiago - HCS, Penitenciária Municipal de Santiago, Centro de Atenção Psico-Social Infância e Adolescência - CAPS I, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde em Santa Maria\RS, Assentamento Sepé Tiaraju em Capão do Cipó\RS e Asilo Municipal de Santiago.
Além dessas visitas também ocorreram todas as noites rodas de conversa e discussões que englobaram os mais diversos assuntos, sendo eles: "Movimentos Estudantis e Sociais", "Atenção a Saúde Básica", "Gestão Municipal da Saúde", "Reforma Psiquiátrica", "Reforma Agrária e Movimentos de Luta pela Terra", "Programa Mais Médicos - Brasil e Cuba", "Entrelaçamento das linhas de cuidado a saúde", "Parto Humanizado", "Legalização do Aborto", "Linha do tempo do SUS" e "Lei Orgânica".
O acadêmico salientou que a participação no evento teve uma grande importância para sua experiência profissional. "A vivência foi muito importante para mim, pois através das visitas e da troca de experiências com profissionais formados e acadêmicos de outros cursos, eu pude entender na prática o conceito de rede de atenção ao usuário e a importância que o SUS tem para todos nós, além de compreender como cada serviço esta interligado ao outro e como cada atendimento realizado ou não, acaba interferindo em todo o resto da rede de atenção a saúde. Através dela também pude conhecer as dificuldades encontradas no dia-a-dia tanto dos profissionais que atuam no SUS, quanto dos usuários que recebem esse atendimento, e o que pode ser feito para melhorar o atendimento ao usuário respeitando as singularidades de cada um deles", conclui.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos -
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola