Observatório da Violência e dos Direitos Humanos
O Observatório tem por objetivo promover o debate sobre violência e direitos humanos, com enfoque na violência contra a mulher no município de Carazinho e, posteriormente, nos demais municípios que formam a Comarca.
A metodologia utilizada ocorre por meio da observação, das entrevistas, da organização cognitiva dos dados e, ao final, a devolução dos resultados à sociedade.
Todas as etapas de desenvolvimento do Projeto são realizadas pelos alunos vinculados a ele, com coordenação dos professores envolvidos nas atividades.
O Observatório tem como projeto piloto a investigação da violência contra as mulheres e o nível de conhecimento das entrevistadas quanto ao conceito de violência e materialização de direitos, motivo pelo qual seu público-alvo engloba todas as mulheres nos mais diversos e variados segmentos sociais.
Paralelamente, o Observatório também proporciona capacitações e palestras junto aos alunos, agentes públicos e comunidade em geral, sobre a temática da prevenção da violência e da promoção dos direitos humanos.
As atividades são desenvolvidas todas as quintas-feiras, das 14h às 18h, junto ao Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Ulbra Carazinho, participando alunos do curso de Direito, Enfermagem e Biomedicina.