Darlize Teixera de Mello
Título: A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC E DA PNA E OS EFEITOS NOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS DA REDEMUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE E DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE CANOAS/RS.
Descrição: O presente projeto tem como objetivo identificar e analisar como o currículo maior da BNCC e da PNA estão mobilizando a produção de currículos menores nas escolas municipais de Porto Alegre. As pesquisas anteriores realizadas sobre a avaliação das habilidades de compreensão leitora de alunos alfabetizandos: Provinha Brasil e Avaliação Diagnóstica do Programa Mais Alfabetização e a Base Nacional Comum Curricular priorizou estudos sobre efeitos das avaliações em larga escala em práticas curriculares nas classes de alfabetização. A continuidade dos estudos nas escolas e a implementação da BNCC e da PNA em redes públicas de ensino, por meio do Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e referenciais construídos pelos municípios, justificam a presente investigação. O projeto inscreve-se na perspectiva teórico-metodológica pós-estruturalista e priorizará estudos sobre currículo, alfabetização e ciclo de políticas públicas, bem como de currículo maior e currículo menor inspiradas em Gallo (2003). Compreendemos como currículo maior aquele produzido pelas normativas oficiais como a BNCC e os currículos menores dizem respeito às produções curriculares realizadas na contingência e no cotidiano das escolas. pesquisa, a produção de informações será realizada online com ações síncronas e assíncronas entre pesquisadores e professores das escolas selecionadas. As ações síncronas acontecerão na forma de cursos de extensão, reuniões, lives, entrevistas, compreendidas como conversações e compartilhações (SCHLEMMER, 2020b). Já as ações assíncronas serão constituídas por questionários online e diferentes tecnologias educacionais a serem definidas. Como resultados principais desta investigação pretende-se contribuir com a área da Educação para: a) qualificar processos de produção de currículos para o ciclo da alfabetização pelos professores do 1o ciclo, contemplando conhecimentos e saberes contextualizados e críticos; b) colocar à disposição da Universidade e das redes de ensino municipal de Porto Alegre e do Estado do Rio Grande do Sul/Canoas formas de produzir currículos escolares pelos professores em contextos locais, auxiliando na construção de políticas educacionais voltadas ao ciclo da alfabetização e na formação docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação; e c) produzir conhecimentos sobre as potencialidades e as fragilidades da BNCC e da PNA, apontando aspectos necessários para garantir o direito de aprendizagem e o desenvolvimento dos alfabetizandos em suas heterogeneidades, valorizando o trabalho docente
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.