1) "Infância, juventude e espaços educativos"
A Linha de Pesquisa abrange estudos sobre os modos como a infância e a juventude vêm sendo produzidas, concebidas e formadas dentro e fora dos espaços escolares. Investiga os processos socioculturais nos quais infâncias e juventudes são constituídas, levados a efeito por diversificados artefatos que circulam em espaços onde variadas modalidades de educação formal e informal se verificam. Nesse horizonte, a Linha abriga estudos que se voltam para dois territórios de investigação interconectados: por um lado, a escola e, por outro lado, o amplo terreno de manifestações da cultura visual e midiática. A escola é considerada uma das instâncias onde os processos de produção de identidades e subjetividades se articulam com as singularidades da cultura contemporânea. As aproximações com a escola ocorrem subsidiadas por novas formas de pensar o sujeito, o currículo, as identidades, a cultura e a sociedade que emergem no cenário contemporâneo.
Professores:
Amarildo Luiz Trevisan - Currículo Lattes
Clarice Antunes do Nascimento - Currículo Lattes
Darlize Teixera de Mello - Currículo Lattes
Graziela Macuglia Oyarzabal - Currículo Lattes
2) "Currículo, ciências e tecnologias"
A Linha de Pesquisa contempla a problematização das relações de poder-saber instituídas nas e pelas ciências e novas tecnologias, no cruzamento com as políticas educacionais contemporâneas. Investiga o papel das novas tecnologias nos processos de constituição de identidades, nos processos de subjetivação e nas políticas de representação em curso na escola, no currículo e nas mais variadas instâncias da cultura (adotando-se, aqui, a noção de "currículo cultural"). Amplia as discussões acerca da dimensão pedagógica de artefatos, práticas e processos culturais, bem como se volta para a análise e a ampla discussão das implicações sociais e curriculares do impacto científico e tecnológico. Analisa as táticas, estratégias e práticas de governamento das condutas dos sujeitos contemporâneos colocadas em ação em proposições curriculares, projetos e propostas governamentais, bem como em diferentes artefatos midiáticos.
Professores:
Daniela Ripoll - Currículo Lattes
Edgar Roberto Kirchof - Currículo Lattes
Gisele Massola - Currículo Lattes
Karla Schuck Saraiva - Currículo Lattes
Virgínia Tavares Vieira - Currículo Lattes
3) "Pedagogias e políticas da diferença"
A Linha de Pesquisa abrange estudos interessados na forma como os discursos - e os regimes de verdade em que se articulam - concorrem para estruturar as práticas escolares e as múltiplas representações culturais que nelas se constituem. Discutem-se, em particular, alguns desdobramentos teóricos dos conceitos de identidades e diferenças, bem como as políticas representacionais e as estratégias implicadas na produção de posições de gênero, etnia, nacionalidade, profissão, classe social. A Linha abriga estudos de representações étnico-raciais, pesquisas sobre a temática indígena e as formas como têm sido narrados estes sujeitos, estudos da diáspora negra, de práticas culturais afrodescendentes, as lutas por reconhecimento étnico, cultural e político de diferentes identidades, considerando uma variada gama de artefatos culturais da contemporaneidade. Trata-se, portanto, de estudar a construção das identidades dentro das políticas de representação e das disputas de poder, historicamente datadas e contingentes, e de entender as representações culturais como produtivas e constituidoras de identidades.
Professores:
Márcia Esteves de Calazans - Currículo Lattes
Ricardo Willy Rieth - Currículo Lattes