Tema: IV Encontro do GT Ontologias Contemporâneas
Data: 7 a 9/11/2019
Locais: PUCRS (7 e 9/11) e ULBRA (8/11).
Resumo: Encontro do Grupo de Trabalho da ANPOF Ontologias Contemporâneas no qual se realizam diversas comunicações e debates com mesas como Antropocenos Possíveis, Feminismo Tentacular, Futuros Comuns, Políticas Animistas, Inumanismo, entre outros.
Tema: Grupo Focal e Pesquisa em Educação - teoria e método
Data: 15 de setembro de 2017, às 14h
Local: Sala 203 - Prédio 14.
Convidada: Dra. Maria Claúdia Dal'Igna (UNISINOS)
Resumo: A palestrante, professora e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISINOS), apresentará as possibilidades de trabalho com Grupos Focais na Prática de Pesquisa em Educação, através do recorte metodológico de sua investigação de doutorado.
Tema: Ética em Pesquisa
Data: 1 de setembro de 2016, às 9h30min
Local: Sala 203 - Prédio 14.
Convidado: Drº Luís Henrique Sacchi dos Santos (UFRGS)
Medição: Drª. Marisa Vorraber Costa. (ULBRA)
Resumo: O palestrante, membro da Comissão Coordenadora do PPGEDU/UFRGS e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS (Sistema CEP/CONEP, abordará nesta edição das Jornadas de Pesquisa em Educação e Cultura, a relação entre as pesquisas no âmbito das Ciências Humanas e as questões éticas pautadas, na atualidade, para a realização das mesmas.
Tema: Escola Sem Partido
Data: 11 de novembro de 2016, às 14h 30min
Local: Sala 203 - Prédio 14.
Convidadas: Profª Drª. Karla Saraiva (ULBRA); Profª Dra. Viviane Camozzato (UERGS) e Profª Dra. Ana Arnt (UNICAMP)
Resumo: Nesta edição, as palestrantes debaterão o projeto Escola Sem Partido e suas implicações na esfera da formação docente e ainda, na organização das práticas curriculares nas escolas, nos dias atuais.
Tema: Pesquisas com Pedagogia nos Estudos Culturais e as experiências em Universidades Internacionais.
Data: 29 de outubro de 2015, às 9h 30min
Local: Sala 203 - Prédio 14.
Convidados:
Dra. Viviane Camozzato (UERGS)
Dndª. Paula Deporte de Andrade (UFRGS)
Resumo: Nesta edição, as palestrantes apresentarão suas pesquisas de Doutorado constituídas nos campos da Pedagogia e dos Estudos Culturais. Também destacarão as contribuições dos seus períodos de estudos na Universidade de Lisboa (Drª Viviane Camozzato) e na University of Sydney (Dndª Paula Deporte de Andrade) para o fomento de suas investigações.
Tema: (In) visibilidade Vigilante: representações midiáticas e identidade de gênero
Data: 23 de outubro de 2015, às 9h45min
Local: Sala 203 - Prédio 14.
Convidados:
Dr. Steven Butterman (Center for Latin American Studies, University of Miami)
Dr. Luiz Felipe Zago (Universidade Luterana do Brasil)
Mediação: Drª. Maria Angélica Zubaran (Universidade Luterana do Brasil)
Resumo: Nesta edição, os palestrantes analisam e problematizam o conceito de identidade de gênero e sua operacionalização nas representações midiáticas contemporâneas. Também serão apresentados os percursos conceituais e metodológicos dos pesquisadores.
Tema: Conversas sobre biopolítica
Data: 18 de setembro de 2015, às 14h 30 min
Local: Sala 203 - Prédio 14.
Convidados:
Drº Sylvio Gadelha (Universidade Federal do Ceará)
Drº Pablo Benevides (Universidade Federal do Ceará)
Resumo: Nesta edição, os palestrantes discutem sobre o conceito de biopolítica e as articulações possíveis nas práticas de pesquisa contemporânea. Também serão apresentados os percursos conceituais e metodológicos dos pesquisadores.
Tema: Painel - Interfaces entre Educação e Cultura: articulando possibilidades
Data: 03 de setembro de 2015, às 14h.
Local: Auditório B - prédio 14.
Convidados:
Adriana Donato (Conselho Estadual de Cultura)
Hamilton Braga (Conselho Estadual de Cultura)
Felipe Mianes (Pós-doutorando PPGEDU/ULBRA)
Simone Luz Constante (Mestranda PPGEDU/ULBRA)
Mediação: Drª Maria Lucia Wortmann (PPGEDU/ULBRA)
Resumo: No encontro desta edição os palestrantes debatem sobre as possibilidades e potencialidades da articulação entre os campos da Educação e da Cultura, no que tange às políticas públicas, à organização de projetos e também às práticas de acessibilidade e inclusão.
Tema: Entre análise cultural e a análise do discurso: possibilidades em Estudos Culturais em Educação
Datas: 21 e 28 de maio de 2015, das 10h às 12h
Local: Sala 218 - prédio 14 (ao lado do Programa de Pós-Graduação em Educação)
Professores: Juliana Ribeiro de Vargas e Felipe Mianes
Resumo: As Jornadas de Pesquisa em Educação e Cultura têm como objetivo apresentar trajetórias de investigação no campo da Educação, em especial na perspectiva dos Estudos Culturais em Educação. Nos encontros desta edição serão apresentados os estudos de doutorado dos proponentes, os quais tematizam, respectivamente, sobre a constituição de subjetividades femininas contemporâneas e as narrativas autobiográficas de pessoas com deficiência visual. Além da apresentação dos referidos estudos, será enfatizado o caminho metodológico traçado por cada um dos investigadores.
Tema: Trajetórias de pesquisa em Educação - corpo, saúde, gênero e sexualidade
Datas: 18 de setembro de 2014, das 13h às 14h; 17 de outubro de 2014, das 11:30h às 12:30h
Local: Sala 218 - prédio 14 (ao lado do Programa de Pós-graduação em Educação)
Professores: Luiz Felipe Zago e Tatiana Souza de Camargo
Resumo: As jornadas objetivam apresentar as trajetórias singulares de pesquisa no campo da Educação envolvendo temáticas como corpo, saúde, gênero e sexualidade. Tais trajetórias se inserem no contexto mais amplo, político-teórico, no qual estão inscritas as pesquisas em Educação no Brasil. Nesse sentido, privilegiar-se-ão os percursos conceituais e metodológicos dos professores Tatiana Souza de Camargo e Luiz Felipe Zago como motes para o debate acerca das possibilidades e dos limites intrínsecos ao planejamento, à construção, à implementação, à escrita e à publicação das pesquisas em Educação e dos dados por elas produzidos. Preconizar-se-á a discussão sobre aspectos éticos e políticos dos percursos empreendidos pelos professores.
Tema: Literatura digital e educação: novas identidades de leitor a partir da cibercultura
Data: 25/05/2012
Horário: das 13h30 às 15h
Professor: Edgar Roberto Kirchof
Resumo: A pesquisa investiga alguns dos deslocamentos ocorridos em relação à identidade do leitor infanto-juvenil a partir da interação com a literatura produzida no ciberespaço. A principal questão norteadora da pesquisa é em que medida as novas possibilidades de usos e práticas instauradas pela escrita e pela leitura eletrônica interferem na ordem dos discursos vigentes em nossa cultura contemporânea, dessa forma, atuando na constituição de novas identidades ligadas à leitura e ao sujeito leitor? Resumidamente, a pesquisa se configura a partir de três etapas: 1) seleção e análise de obras literárias produzidas em ambiente eletrônico, com linguagem hipertextual, a partir de sua composição literária bem como a partir dos discursos críticos já produzidos em torno de tais obras; 2) um trabalho de leitura de obras digitais em escola, realizado com alunos de ensino fundamental e ensino médio; 3) análise e reflexão sobre as especificidades da prática da leitura de obras digitais, conforme realizada na segunda etapa, enfatizando processos de constituição de identidades de leitor.
Tema: Educar-se na Alemanha
Data: 18/10/2012
Horário: 13h
Professora: Marisa Vorraber Costa
Resumo: Exposição acerca do estágio de pesquisa na Pädagogische Hochshule de Karlsruhe (como bolsista da Capes/MEC), onde a professora integrou uma equipe composta por estudiosas alemãs e suíças sobre vestuário de estudantes contemporâneos, e realizou outras atividades. A professora também apresenta dados, coletados em suas visitas a escolas da região, acerca da entrada da cultura contemporânea da mídia e do consumo em seus espaços, tendo dado, assim, continuidade às pesquisas que desenvolve no PPGEDU/ULBRA.
Tema: Abordagens metodológicas pós-críticas na pesquisa em Educação
Data: 18/10/2012
Horário: das 13h30 às 15h
Professor: Luís Henrique Sacchi dos Santos (PPGEDU-UFRGS)
Resumo: A jornada pretende empreender uma revisão sobre as principais abordagens teórico-metodológicas pós-críticas na pesquisa educacional, tais como a pesquisa de inspiração etnográfica, a foto etnografia, a auto etnografia, a etnografia virtual, a utilização de grupos focais, as análises visuais, as análises culturais, as análises discursivas foucaultianas, as análises semióticas barthesianas, etc. A utilização de softwares de análise qualitativa de gravações e outros textos também será enfocada.