Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2534601801498544
Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), no campus de Canoas, RS/Brasil, e também do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS/Brasil. Além disso, atua como docente colaborador do PPGE da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS/Brasil. Como pesquisador, possui classificação PQ-1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e atua como consultor/avaliador de projetos do CNPq e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Formação acadêmica inclui um pós-doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III de Madri (UC3M) em 2014-2015, com apoio do CNPq. Possui também um doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2000, com apoio da CAPES/FAPERGS, e um mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 1992, com apoio da CAPES. Além disso, é especialista em História pela FUBRAE em Goiânia, 1986, e licenciado em Filosofia pela Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS) em 1982.Possui uma ampla experiência em cargos acadêmicos e administrativos. Atuou como diretor da Escola Estadual Pe. Pedro M. Copetti na 8 CRE no período de 1991 a 1994. Coordenador do curso de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 2002 a 2003 e Coordenador de Tutorias - Curso Espanhol EaD de 2011 a 2012 na UFSM. Também foi coordenador do PPG Educação (Mestrado e Doutorado) na UFSM de 2012 a 2014, quando o curso foi avaliado com conceito 5. Além disso, desempenhou as funções de coordenador adjunto do PPGE (Mestrado e Doutorado) na UFSM em 2011 e vice-coordenador do curso de Ciências da Religião de 2017 a 2023.Membro de diversas associações e comitês acadêmicos. É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) desde 1997 e fez parte do comitê científico da ANPEd Nacional no período de 2010 a 2011. Também é membro da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências RIEV (em parceria com a Universidade Federal da Paraíba UFPB, a Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, a Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, a Universidade Federal de Alagoas UFAL e a Universidade de Valência UV), membro do GT Universidades e Políticas de Educação Superior da Rede CLACSO - Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais e das sociedades brasileira (SOFIE) e latinoamericana (ALFE) de Filosofia da Educação. Além disso, é pesquisador do Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM - Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. É autor de diversos livros, capítulos e artigos, com destaque para obras como: Filosofia e Educação: Mímesis e Razão Comunicativa (Editora UNIJUÍ, 2000); Pedagogia das Imagens Culturais: da Formação Cultural à Formação da Opinião Pública (Editora UNIJUÍ, 2002); Reconhecimento do Outro: Teorias Filosóficas e Formação Docente (Mercado de Letras, 2014); e Terapia de Atlas: Filosofia da Educação no Contemporâneo (2 ed., EDUCS, 2020). Suas áreas de interesse incluem formação docente, esfera pública, biopolítica, violência, tecnologia, formação, imagem e arquivo.