Projetos de Pesquisa

Área de Concentração: Biologia Celular Aplicada à Saúde Humana e Animal
 
Projeto: Avaliação de Parâmetros Toxicológicos e do Potencial Mutagênico de Produtos Naturais e Sintéticos em Diferentes Modelos Experimentais
Docente Responsável: Dra. Jaqueline Nascimento Picada
Resumo: Produtos naturais e sintéticos podem ser nocivos à saúde e ao ambiente. Quando alteram o material genético, promovem uma série de eventos moleculares que podem levar a morte celular ou a elevação da taxa de mutações. A adequação do uso destes produtos, em consonância com o nível de toxicidade, minimiza possíveis efeitos indesejáveis. O conhecimento dos efeitos mutagênicos de produtos químicos auxilia a classificá-los quanto à toxicidade e a indicação do uso correto. Este projeto de pesquisa está inserido neste tema, buscando ampliar o conhecimento dos efeitos tóxicos de diversos produtos, especialmente das atividades decorrentes de suas interações com o DNA. O projeto tem como objetivos avaliar as atividades toxicológicas, mutagênicas, genotóxicas e antigenotóxicas de extratos de plantas de uso medicinal e alimentícias das regiões Sul e Norte/Nordeste do País, produtos de síntese orgânica, amostras ambientais e efluentes sintéticos. Também são estudados a ação hepatoprotetora da melatonina na insuficiência hepática aguda grave em modelo animal e da atividade antinociceptiva de um peptídeo recombinante derivado do veneno da aranha Phoneutria nigriventer e do produto sintético SB-366791. Participam do projeto alunos de iniciação científica voluntários e bolsistas FAPERGS e CNPq, alunos de mestrado e doutorado, pesquisadores da Instituição e pesquisadores externos, especialmente da UFRGS (Instituto de Química; Departamento de Farmacologia, Porto Alegre, RS). Serão utilizados organismos procariotos e eucariotos em procedimentos experimentais in vitro e in vivo reconhecidos internacionalmente, tais como o Teste de Ames (Salmonella/microssoma), testes de toxicidade aguda e a doses repetidas segundo protocolos OECD, ensaio cometa e teste de micronúcleos, para avaliação de atividades genotóxica/antigenotóxica em roedores, além de ensaios para avaliar parâmetros neurocomportamentais, do estresse oxidativo, bioquímicos e fitoquímicos.

Projeto: Estudo de Marcadores e Mecanismos Associados ao Diagnóstico, Prognóstico e Quimiorresistência no Câncer
Docente Responsável: Dra. Ivana Grivicich
Resumo: O câncer é uma das principais causas de morte ligadas a doença no mundo. São fatores de risco o histórico familiar, doença inflamatória, infecções, hábitos alimentares e estilo de vida. A introdução de modernos métodos de investigação, desenvolvidos na área da biologia molecular, tem permitido a identificação e elucidação das rotas genéticas da carcinogênese em geral. Apesar de importantes progressos terapêuticos, as respostas na doença avançada permanecem insatisfatórias. A resistência aos tratamentos quimioterápicos é um dos maiores problemas e causas para o fracasso de terapias anticâncer. Desta forma, a identificação de marcadores associados com a quimiorresistência, diagnóstico e prognóstico é de extrema importância, podendo direcionar a escolha da terapia. Neste sentido, investigamos a associação da resposta a diferentes quimioterápicos quanto a expressão de genes envolvidos na proliferação, apoptose, autofagia, reparação de DNA e citoproteção.

Projeto: Pesquisa Pré-Clínica de Novos Filtros Solares para Uso em Fotoproteção
Docente Responsável: Dra. Jaqueline Nascimento Picada
Resumo: A proteção individual contra a luz solar é altamente efetiva para a prevenção primária do câncer de pele, inclusive os melanomas, além de evitar os danos decorrentes da incidência de radiação ultravioleta (UV) sobre a pele, como queimaduras, fotoalergias, melasmas e envelhecimento cutâneo precoce. Em 2010 um novo Regulamento Técnico sobre protetores solares em cosméticos foi aprovado no MERCOSUL, destacando a necessidade de comprovação de um fator de proteção UVA mínimo, relativo a 1/3 do FPS indicado no rótulo. No Brasil, a ANVISA publicou a Resolução RDC 30 de 2012, em consenso com o MERCOSUL, que induz à revisão das formulações disponíveis no mercado brasileiro. No entanto, poucos insumos são comercializados mundialmente com características de fotoestabilidade e eficácia de proteção acima de 340 nm, justificando pesquisas de novas moléculas para utilização em fotoproteção. Assim, este projeto tem por objetivo (1) realizar a síntese de moléculas orgânicas do tipo benzoxazol, que apresentam estabilidade química, fotoquímica e térmica reconhecidas; (2) avaliar a segurança e a eficácia dos candidatos a filtro solar que apresentarem características fotofísicas adequadas, utilizando ensaios in sílico e pré-clínicos e (3) desenvolver formulações de fotoprotetores a partir destes novos insumos. O grupo de pesquisa deste projeto possui Registro de Patente de Inovação no INPI -- Instituto Nacional da Propriedade Industrial, Depósito: 30/12/2014; Prazo de Validade: 20 (vinte) anos contados a partir de 30/12/2014; Expedida em: 28/07/2020, sob número de depósito: BR1020140329668, intitulada: "Processo de obtenção de filtros solares derivados de compostos benzazólicos, composições fotoprotetoras e sua utilização na prevenção de doenças da pele".


Área de Concentração: Biologia Celular Aplicada à Saúde Humana e Animal
 
Projeto: Diagnóstico e Epidemiologia Molecular de Agentes Infecciosos Humanos
Docente Responsável: Dr.Vagner Ricardo Lunge
Resumo: As doenças infecciosas ainda são uma das principais causas de mortalidade do homem em todo mundo. Diversos agentes etiológicos (entre os quais vírus, bactérias, parasitas) estão relacionados a importantes infecções humanas e têm sido foco de extensivos estudos As doenças infecciosas ainda são uma das principais causas de mortalidade do homem em todo mundo. Diversos agentes etiológicos (entre os quais bactérias e vírus) estão relacionados a importantes infecções humanas e têm sido foco de extensivos estudos epidemiológicos. Em paralelo, o avanço tecnológico e a disponibilização crescente de técnicas laboratoriais de análise genética e genômica têm permitido o estudo detalhado destes microrganismos, bem como a compreensão dos mecanismos moleculares das principais patologias infecciosas. O presente projeto visa o desenvolvimento e aplicação de técnicas de biologia molecular no diagnóstico de agentes infecciosos humanos, bem como a realização de estudos epidemiológicos moleculares de importantes doenças no Brasil. As principais pesquisas têm como foco o estudo de bactérias (como Escherichia coli, Salmonella, Listeria monocytogenes) e parasitos (Leishmania) que representam risco à saúde pública. Também são realizados estudos com os vírus das hepatites B e C (HBV e HCV), o papilomavírus humano (HPV) e o vírus da influenza.

Projeto: Diagnóstico Molecular Aplicado à Saúde Animal e Agroindústria
Docente Responsável: Dr.Vagner Ricardo Lunge
Resumo: As doenças causadas por agentes infecciosos são uma das principais preocupações na criação de animais domésticos. A atenção com a saúde de animais de produção também é essencial, seja devido às perdas de produtividade (principalmente em criações intensivas, como de aves e suínos) ou pelo risco de infecção humana pela ingestão de alimentos contaminados. Diversos agentes etiológicos (entre os quais vírus, bactérias, parasitas) estão relacionados a essas doenças e têm sido foco de extensivos estudos. O projeto tem como principal foco o desenvolvimento e aplicação de técnicas de biologia molecular para a detecção e caracterização de agentes infecciosos de importância em saúde animal e processos agroindustriais. As técnicas são utilizadas em estudos diagnósticos e epidemiológicos de doenças infecciosas em animais de produção (aves, suínos, bovinos) e de companhia (cães).


Ulbra Canoas - Avenida Farroupilha, 8001 · Bairro São José · CEP 92425-900 · Canoas/RS Telefone: + 55 51 3477.4000 · E-mail: