O candidato a intercâmbio deve estar preparado para estudar e se comunicar no idioma do país de destino, para melhor rendimento acadêmico e pessoal. Deve, portanto, ter nível fluência na leitura, escrita e conversação nesse idioma.
Algumas instituições exigem exames que comprovem a fluência no idioma do país, como, por exemplo, os testes TOEFL e IELTS. Verifique junto à universidade de destino quais são as exigências específicas quanto a essa comprovação.
A Rede Ulbra de Educação disponibiliza vários cursos. Busque informações com antecedência no Instituto de Línguas da Ulbra (https://www.ulbra.br/ilulbra/). Também algumas universidades oferecem cursos intensivos (pagos) do idioma local aos alunos estrangeiros.
Observação:
Não será solicitada a comprovação da proficiência para as universidades conveniadas de língua portuguesa. Algumas IES de língua espanhola eventualmente dispensam a apresentação de certificado de proficiência, contudo o aluno deve estar ciente que, mesmo que a IES não exija tal comprovação, a aprovação nas disciplinas cursadas nestas conveniadas dependerá de quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever no idioma local, além dos conhecimentos específicos das disciplinas.
ATENÇÃO!
Para os demais idiomas, a averiguação do atendimento do requisito referente ao idioma estrangeiro, será solicitada ao aluno a comprovação do nível intermediário (B1 ou B2) por meio de certificado de proficiência reconhecido pela comunidade acadêmica, realizada no máximo há dois anos.
Utilizamos tecnologias para melhorar sua experiência, mas prezamos pela privacidade, saiba mais em nossa política de privacidade.