1. O que é a Ouvidoria? Alinhada com sua missão, de ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, a Ouvidoria da Ulbra é um elo de comunicação entre a universidade e seu público interno e externo, buscando ser um canal de escuta e mediação para estudantes, docentes, funcionários técnico-administrativos, bem como para toda comunidade que interage com a instituição. Pautada na sua identidade confessional e diretrizes estratégicas, de valorização da pessoa humana em sua integralidade, a Ouvidoria ajuda a cumprir a visão institucional, da busca da excelência acadêmica e administrativa em todos os seus processos de gestão. onde busca proporcionar iniciativas de caráter estruturador que almejam promover mudanças de relevância e de interesse geral da comunidade interna e externa.
2. Como funciona a Ouvidoria? A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o manifestante e a Ulbra, atuando na mediação entre a Universidade e seu público, que necessita apresentar sua demanda inicialmente nos respectivos setores da Instituição antes de recorrer à Ouvidoria. Qualquer questão deve ser tratada primeiramente com os responsáveis diretos pelos processos: professores, gestores de polo EAD, coordenadores de curso e Central de Relacionamento, por exemplo. A Ouvidoria recebe manifestações relacionadas a sugestões, reclamações, denúncias ou elogios, preservando o sigilo e a imparcialidade. O contato com a equipe deve ser realizado preferencialmente via Portal WebAluno, pelos alunos de graduação, e pelo Autoatendimento, pelos alunos de pós-graduação, através de protocolo. Também poderá ser realizado através de telefone ou e-mail, com o devido registro da situação apresentada. O prazo de resposta é de até 10 (dez) dias úteis.
3. Qual o horário de funcionamento da Ouvidoria? Em dias úteis de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30min