Laboratório para a comunidade
Atividades são realizadas por alunos de Educação nas Organizações
O Laboratório de Educação Organizacional (LEO) da ULBRA Canoas surge da necessidade de se oferecer aos graduandos e docentes do Bacharelado em Educação nas Organizações e da Licenciatura em Pedagogia Empresarial condições propícias ao desenvolvimento e difusão de produtos e serviços pedagógicos voltados para o mundo organizacional.
As estratégias de ação estão calcadas na articulação entre teoria e prática, ancoradas em estudos, pesquisas e atividades de extensão, visando à construção e produção de conhecimentos na área da Educação Corporativa. Também visa à elaboração de projetos, as atividades de ensino, ao desenvolvimento de metodologias e processos pedagógicos, aplicação de recursos tecnológicos na relação ensino-aprendizagem, tudo isto associado à linha de pesquisa Educação e Trabalho, junto ao CNPq.
O LEO constitui-se em um espaço para aprender e ensinar sobre os diversos aspectos de uma organização. Ele proporciona a integração de alunos da graduação à comunidade, oferecendo oficinas, trabalhos extensionistas e palestras sobre temas atuais. Como exemplo estão os projetos Comunidades de aprendizagem e práticas com pequenos empreendedores dos bairros Mathias Velho e Guajuviras, com a supervisão da professora Ana Jamila Acosta, através do qual se presta assessoria, entre outros aspectos, no sentido de orientação, legislação e gerenciamento de conflitos; e Mulheres empreendedoras: bases para o sucesso, com a supervisão da professora Elaine Santa Helena, que mediante encontros e palestras promove orientação a mulheres que estão se iniciando no empreendedorismo.
Segundo a coordenadora do LEO, Tania Mendes, existem projetos fixos e outros criados para suprir necessidades emergentes. Nessa linha de atuação, escolas da rede pública e particular têm solicitado palestras sobre temas variados que estão sendo desenvolvidos junto a professores, pais e alunos. Além disso, o laboratório organiza oficinas por encomenda de disciplinas, de modo a integrar alunos da graduação aos de pós-graduação em Educação, os quais apresentam e debatem seus processos de investigação.
A pesquisa Inserção e acompanhamento de alunos de Pedagogia e Educação nas Organizações em estágios curriculares não obrigatórios também vem se desenvolvendo junto ao LEO.
O laboratório está aberto à comunidade. Informações e solicitações de palestras podem ser obtidas através do telefone (51) 3477.4000 ramal 2740 ou 2727 ou pelo e-mail tania.mendes@ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas