PPGECIM
Professor de Karlsruhe participa de pesquisa na ULBRA
Thomas Borys avalia sistema de ensino no Brasil
Dando continuidade à parceria internacional firmada entre a ULBRA e a Escola Pedagógica de Karlsruhe - renomada instituição de ensino alemã -, o pesquisador Thomas Borys aproveitou sua passagem pelo Brasil para visitar escolas públicas e privadas da região de São Sebastião do Caí, no interior do estado do Rio Grande do Sul. Na ocasião, ele conversou com professores do município acerca da abordagem de ensino dos livros didáticos de matemática utilizados por eles. Conforme Borys, a experiência se mostrou produtiva: "É a minha primeira vez na América do Sul e foi muito interessante ver como funcionam as diferentes escolas de São Sebastião do Caí. Eu estive em uma instituição pública, outra particular e uma terceira de educação infantil. Percebi que existem diferenças entre os nossos sistemas de ensino, mas não chegam a ser um choque porque a matemática é uma linguagem universal", avalia.
Mais do que um simples intercâmbio de conhecimentos, o encontro serviu para dar prosseguimento aos estudos desenvolvidos por Borys em conjunto com o professor titular do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da ULBRA, Arno Bayer (à esquerda na foto). Com o intuito de apurar como o tema da sustentabilidade é abordado pelos livros didáticos de matemática utilizados aqui em comparação com os usados na cidade de Baden-Württemberg, na Alemanha, a pesquisa busca traçar um paralelo entre as ferramentas pedagógicas disponíveis para o ensino nos dois países.
Até agora os resultados vêm se mostrando positivos, como explica o acadêmico brasileiro: "Neste momento estamos trabalhando a questão da educação ambiental dentro de um importante projeto internacional. Apesar das diferentes abordagens sobre o assunto, no contexto alemão o problema é tratado em âmbito de escala mundial, já aqui, de forma local. Estamos entusiasmados com a evolução deste trabalho", destaca Bayer.
Sobre a oportunidade tanto de estar na ULBRA, quanto de receber os doutorandos do PPGECIM na universidade alemã,o visitante é enfático: "A essa altura do nosso projeto, a interculturalidade é muito importante para termos bons resultados na nossa pesquisa, afinal, as boas ideias surgem através do contato pessoal e não apenas pela troca de e-mails ou realização de vídeo-conferências. Nesse sentido, estamos fazendo um enorme progresso", pontua o matemático.
Antes de retornar à sua terra-natal, no próximo domingo, Borys palestrará sobre Criptografia na Educação Matemática para os alunos do PPGECIM e comunidade em geral. A atividade ocorrerá a partir das 14h30 desta sexta-feira, 19.09, na sala 338 do prédio 14 do campus Canoas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3477.9278.
Tags
Notícias relacionadas
-
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
05
SETPós-graduação PPGECIM participa de Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva -
11
JULPPGOdonto Cirurgiã-dentista gaúcha assume vaga na Universidade de Iowa -
10
JULPPGProSaúde Aula inaugural trará desafios para a promoção da saúde
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras