25/10/2010 13:44
- ULBRA CANOAS
Profissionais da ULBRA se mobilizaram para doar sangue
Campanha visava repor os estoques dos hospitais de Canoas
A formação de um grupo para doar sangue não é nada novo, mas o diferencial deste foi que entre a equipe existe uma colega que só em 2010 já precisou de três transfusões. Marliza Argenta, que coordena a Extensão e Assuntos Comunitários na ULBRA, realizou três tratamentos e cirurgias que demandaram uma quantidade razoável de sangue.
"Já doo sangue desde meus 19 anos, acho que uma atitude simples pode fazer toda a diferença, afinal muitas pessoas podem ser salvas se a população se conscientizar e doar. Sempre doei espontaneamente, acredito que é uma maneira de auxiliar as pessoas a continuarem vivas. Já pensou o que seria da humanidade sem este tipo de doação?", comentou Marcel Schneider, assessor de Extensão da ULBRA.
Já para a colaboradora Maria Margareth Heineck ver ao seu lado uma pessoa que está viva porque recebeu doações é motivo de alegria. "Quando vimos a convocação para a doação já começamos a organizar o pessoal aqui do setor. Logo pensei que a Marliza lá no local da doação nos daria mais força, além de mostrar às pessoas que é importante doar. Seja para ela, para um amigo, um desconhecido, ou até mesmo apenas para estoque. Temos, como sociedade, que fazer a nossa parte e doar", finalizou.
"Fiquei muito feliz e emocionada em ver meus colegas doando sangue. Só quem já precisou sabe o quanto isto é importante. Eles lembraram que precisei e se dispuseram a doar prontamente. Acima do sangue, eles deram um pouco da vida deles, eu entendo assim, quem doa sangue entrega um pouco de sua vida para continuar a do próximo. Foi um gesto de amor da parte deles. Acredito que mais pessoas doariam em todo o Estado se tivesse mais ônibus como este para coletas em vários pontos do Rio Grande do Sul. É importante demais uma simples doação", ponderou Marliza Argenta.
O diretor do Hospital Universitário da ULBRA, Júlio Boehl, avaliou como positiva a participação da população nesta campanha de doação. "Faltou muito pouco para atingirmos nossa meta de 200 pessoas doando. Mesmo assim foi muito positivo, porque foi a melhor média de participação dentre as três campanhas já realizadas em parceria com o Hemocentro. O acolhimento por parte da comunidade de Canoas e região foi muito significativo. Para os hospitais locais representa a continuidade da realização de consultas agendadas", declarou.
A campanha de doação foi realizada no Hospital Universitário da ULBRA, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul e com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas. Diversos funcionários e setores da Universidade colaboraram doando sangue, e auxilia a campanha.
Para saber onde fazer sua parte doando sangue, acesse: http://www.hemocentro.rs.gov.br/hmc3.php?id=hemorrede.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra