Bola cheia
Jober Teixeira treina equipe de cegos em competição nacional
Gerente do Esporte Universitário é treinador de time campeão
O gerente do Esporte Universitário da ULBRA, Jober Teixeira Júnior, foi campeão, na função de treinador, da Copa do Brasil de Futebol 5 para Deficientes Visuais - série B2. O gestor da Universidade treinou a equipe da Associação dos Deficientes Visuais de Pelotas (ASDEFIPEL), que venceu competição disputada de 09 a 14.09, na cidade de São Paulo (SP). Além de Jober, também integrou o time vencedor o aluno do curso de Educação Física da Instituição, Matheus de Oliveira Leite, que atuou como goleiro. Especificamente nesta modalidade o goleiro constitui-se no único atleta que não é cego.
A competição foi a estreia de Jober como treinador na modalidade. "A princípio eu fui convocado para ser coordenador técnico da equipe gaúcha, mas acabei atuando como comandante", explicou o gerente do Esporte Universitário. O campeonato, que é promovido e organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais (CBDV), contou com a participação de oito times dos seguintes estados: SP, RS, BA, GO, MS e MA. Os jogos foram disputados na Escola de Educação Física da Polícia Militar, no bairro Canindé, na capital paulista.
Para Jober, a atividade inédita constitui-se em grande aprendizado. "Após 35 anos atuando no segmento de educação física posso assegurar que foi uma grande experiência profissional. Pude conviver com pessoas especiais e assim ver o quanto estamos carentes de profissionais no segmento", afirmou. "Penso que o mercado ainda carece de pessoas bem preparadas e com conhecimento técnico para atuar nesta área", mencionou o gestor do Esporte Universitário.
Além do título, a equipe comandada por Jober apresentou o maior número de gols assinalados, 12, e os prêmios de melhores jogador, conferido ao atleta Juan Pablo Santa Cruz, e goleiro menos vazado, concedido ao estudante da ULBRA, Matheus de Oliveira Leite. O ex-professor do curso de Adminstração da Universidade, Flávio Fachel, também integrou o elenco da ASDEFIPEL, como chefe da delegação e supervisor técnco da equipe.
Saiba mais
A Copa do Brasil de Futebol 5 para Deficientes Visuais - série B2 é organizada pela CBDV. As duas equipes que obtiveram o primeiro e segundo lugares foram qualificadas para disputar a série A2 em 2015. O futebol 5 constitui-se em uma modalidade esportiva de alto rendimento, sendo um dos esportes para deficientes visuais que integrará as competições das Paralimpíadas Rio 2016.
Confira os jogos da equipe campeã
ASDEFIPEL 3 X 1 ADVEG
ASDEFIPEL 2 X 1 ESCEMA
ASDEFIPEL 4 X 1 ISMAC
ASDEFIPEL 1 X 0 ADVC-RJ
ASDEFIPEL 2 X 0 CEIBC-RJ
Notícias relacionadas
-
18
OUTEsporte Equipe da Ulbra é vice-campeã brasileira no handebol feminino dos JUBs -
17
OUTEsporte Equipe de handebol feminino da Ulbra está na final dos JUBs -
29
FEVULBRA SPORT Ulbra retoma protagonismo no esporte e forma novos atletas -
17
SETJUMED Ulbra é considerada melhor sede dos Jogos de Medicina
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras