Relações Internacionais
Alunos estrangeiros apresentam seus países aos brasileiros
Acadêmicos de três países participaram do Sarau das Nações
O público que compareceu ao auditório do prédio 14 da ULBRA Canoas, na noite de terça-feira, 09.09, pôde vivenciar uma verdadeira viagem a alguns países de língua portuguesa. A experiência foi através do 5º Sarau das Nações, realizado pela Assessoria de Relações Internacionais da Instituição. No encontro, alunos intercambistas de Angola, Cabo Verde e Portugal, que estão cursando suas graduações na Universidade, apresentaram curiosidades sobre sua cultura, gastronomia e danças.
Confira o álbum de fotos do 5º Sarau das Nações no perfil da ULBRA na rede social Flickr.
O pró-reitor adjunto de Ensino Presencial Pedro Antônio González Hernández, de origem cubana, deu boas-vindas aos estudantes, e disse estar muito feliz com a oportunidade de abrir o 5º Sarau das Nações. "A ULBRA busca cada vez mais abrir as suas portas para receber alunos estrangeiros e também oportunizar aos nossos academicos experiências de intercâmbio através de parcerias com universidades de todo mundo."
Na sequência foi exibido um vídeo de apresentação sobre os caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha. A professora do Instituto Cervantes, María Gomez Bedoya, falou das características da cultura e da semelhança de algumas paisagens espanholas com as brasileiras.
O egresso da ULBRA Giovani Thomé comentou sobre suas experiências como intercambista e das oportunidades que as vivências no exterior agregaram para sua carreira profissional. Através de fotos, Thomé foi apresentando diversos lugares e pessoas que conheceu, formando uma rede de amizades espalhada pelo mundo.
Quatro intercambistas cabo-verdianas que realizam estudos na Instituição mostraram fotos do seu país, comentando a cultura e algumas curiosidades. Elas também serviram para os presentes o "cuscuz", uma iguaria típica da culinária de Cabo Verde.
Os estudantes de Angola também falaram sobre seu país. E através de danças como Kizomba e semba, kuduro demonstraram muito gingado e animação. Os jovens trouxeram o "Kissangua", bebida produzida através da farinha de fubá para experimentação.
Portugal também foi representado por seus intercambistas. Os alunos, além de oferecerem o vinho do Porto, fizeram brincadeiras com a plateia com o diferente significado de algumas palavras escritas com o português brasileiro e o português de Portugal.
Encerrando a noite, a assessora de Relações Internacionais da ULBRA, professora Andréia Athaydes, comentou sobre os editais do programa do governo federal "Ciências Sem Fronteiras", que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio. Os alunos Lucas Machado Silveira, de Ciências Biológicas, e Rebeca Rodrigues, de Medicina, comentaram sobre sua participação no programa e das possibilidades que a experiência proporciona.
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras