Assuntos Comunitários
Universidade inaugura Casa da ULBRA na Restinga
Projeto extensionista revitaliza espaço para a comunidade
A partir deste domingo (7), a comunidade da Restinga, bairro da zona sul de Porto Alegre, distante 22 quilômetros do centro da capital, tem mais um local para o convívio e prática de esportes. É a Casa da ULBRA na Restinga, espaço da AELBRA, coordenado pela pró-reitoria Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, em parceria com o IDESP - Instituto de Desenvolvimento Socioeconômico de Pessoas. A ideia é oferecer à comunidade um espaço onde podem ser desenvolvidos vários projetos que tenham identificação com a população que vive no bairro, oferecendo cultura, lazer e cidadania.
Confira aqui o álbum de fotos do Flickr da ULBRA.
Conforme o pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários Valter Kuchenbecker, a casa estava subaproveitada e não havia nenhuma conexão com a comunidade local. "Entendemos que vamos conseguir alavancar inúmeros projetos sociais através de parcerias com pessoas que aqui vivem. Essa é a melhor forma de fazer com que a gente, enquanto Universidade, consiga se comunicar com uma comunidade como essa, que necessita de espaços físicos e opções para desenvolver sua cultura e aprimorar o conhecimento". Kuchenbecker também avalia a possibilidade da Casa se tornar um polo em EAD.
O trabalho na Casa da ULBRA na Restinga já está rendendo frutos. Para o diretor presidente do IDESP Taiso Cunha de Quadros, esse é um sonho que já está se tornando possível graças à parceria da Universidade, de associações e cooperativas. "Hoje, aqui na Casa, desenvolvemos dois projetos basicamente: o paintball clube, em jogos indoor e o skate park. Mas nós deixamos as portas abertas para a comunidade, todos podem utilizar o espaço, que antigamente estava sob domínio de usuários de drogas, e agora é lugar de diversão", completa.
E os projetos estão só no começo. Segundo a diretora de Assuntos Comunitários Simone Imperatore de Brum, "a partir da revitalização vamos trazer a sede da CooperTinga (Cooperativa de reciclagem de resíduos sólidos urbanos, produção e industrialização de materiais derivados dos trabalhadores autônomos do bairro Restinga) e ao mesmo tempo, vamos trabalhar no projeto Pró Esporte, que vai atender 225 crianças, de 7 a 15 anos, oferecendo futebol, inglês, oficinas de capacitação, empreendedorismo, cidadania e direitos humanos". Simone também destaca a cooperação dos Cursos de Engenharia Ambiental e de Educação Física em parcerias futuras.
Na tarde festiva de abertura da Casa da ULBRA na Restinga, grupos de Hip Hop, grafiteiros e skatistas aproveitaram para mostrar suas habilidades. Também participaram do evento a assistente social da pró-reitoria adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários e uma das responsáveis pela execução do projeto na Restinga, Jacicléia Storki, e o diretor presidente da CooperTinga Gerno Prado, além de representantes de ONGs e comunidades em geral.
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras