Ricardo Rieth
Ricardo Rieth palestra na Alemanha
Pró-reitor da ULBRA está no país europeu para buscar parcerias para a Universidade
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Rieth, está na Alemanha participando de uma série de encontros e palestras até o dia 28.10. Dentre elas, o painel A Europa e o mundo, promovido pelo Instituto de História Européia, realizado no salão nobre da chancelaria do Estado da Renânia-Palatinado, na cidade de Mainz.
Ricardo Rieth, que é doutor em História, participou da atividade como painelista. Formando a mesa que debateu o tema, estiveram presentes: o diretor editorial dos escritos de Leibniz da Academia de Ciências de Berlim-Brandenburgo, localizado na cidade de Potsdm, o chinês Wenchao Li; o diretor do Instituto do Oriente, localizado em Istambul, na Turquia, Raul Motika; e o diretor executivo do Instituto de Estudos de África e Ásia da Universidade Humboldt, de Berlim, que mediou o encontro, Andreas Eckert.
Durante o debate, diversas questões surgiram ampliando o debate. Como a Europa foi vista no passado por pessoas em outros continentes? O que as pessoas de outros continentes consideram especificamente europeu? Como as outras culturas se relacionam com a Europa? Quais as fronteiras geográficas, políticas e culturais fixadas entre elas e o continente europeu? O fato da Europa se autodefinir um continente “marcadamente cristão” repercutiu de que modo em outras regiões do mundo? São exemplos da riqueza das discussões.
O Instituto de História Européia foi fundado em 1950, com o objetivo de reunir historiadores de diversos países na compreensão de suas particularidades, diferenças e aspectos em comum, a fim de superar os traumas deixados pela 2ª Guerra Mundial. Anualmente apoia com recursos federais e estaduais cerca de 20 doutorandos de diversos países, que vão a Mainz desenvolver suas pesquisas. Em dezembro, o Instituto lançará a obra a História Européia Online, uma história transcultural da Europa, acessível em www.ieg.ego.de.
O pró-reitor da ULBRA, Ricardo Rieth, permanecerá na Alemanha até o dia 28 de outubro, divulgando os programas desenvolvidos pela ULBRA em seus campi no Brasil, buscando convênios e parcerias junto a instituições de ensino e agências de desenvolvimento nas cidades de Bonn, Stuttgart e Tübingen.
Notícias relacionadas
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras
Últimas notícias
-
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
11
DEZEsporte com inclusão Ulbra Sport sedia 1ª edição dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
11
DEZFUTUROS MÉDICOS Medicina na prática: 300 alunos simulam atendimentos na Ulbra