ULBRA
Estudante da ULBRA cria joia premiada
Celso Dornelles conquistou o primeiro lugar da Ajorsul 2010
O aluno do curso de Design Gráfico da ULBRA, Celso Dornelles, conquistou o primeiro lugar do concurso da Ajorsul Fair, a feira de joias mais tradicional do sul do país. O evento, que foi realizado no dia 25.09, premiava as melhores criações de joalheiros e designers. A peça vencedora consiste num colar de ouro branco, cravejado por 92 diamantes, lapidação brilhante, e com crina de cavalo.
O concurso, que busca estimular a criação do setor joalheiro, agrega profissionais, aflorando a criatividade dos designers. Os profissionais selecionados para participar do Ajorsul recebem destaque no meio dos joalheiros, garantem importantes espaços na mídia especializada, além de contribuir para o desenvolvimento dos profissionais.
O acadêmico intitulou sua joia como Olhares Opostos. A criação do produto faz referência aos contrastes. “A gola destaca o mundo do vestir e o colar o mundo das joias, dois elementos da moda. O luxo e o natural, o luxo evidenciado pelo uso de materiais nobres, como o ouro e diamantes em contraste com o natural: a crina de cavalo. O branco e o preto, o branco a luz, o preto a ausência de luz. Todo este processo foi de criação de uma joia exclusiva e conceitual, com a fabricação artesanal”, comentou Dornelles.
A maior dificuldade para Dornelles foi criar uma reprodução da joia para feiras e eventos. “O maior problema foi na execução, pois fiz uma réplica com metais não nobres como exigência para diminuir o custo e o valor do seguro de transporte para as feiras. Com isto o tempo de trabalho e as dificuldades de execução aumentaram consideravelmente”.
A qualidade das joias no Brasil melhorou. “A qualidade da produção de joias melhorou sensivelmente. Hoje, a joia brasileira é reconhecida internacionalmente, pelo uso de pedras e um design com “cara” brasileira. Quanto ao Rio Grande do Sul, ainda somos carentes em design e na contratação de designers para a produção de joias”, ponderou Dornelles.
Segundo o profissional, a joia vencedora do concurso não será vendida. “Esta peça não foi produzida com este objetivo. Há pessoas que vendem, é uma escolha pessoal. Eu não vendo, pois ela representa uma vitória, é um troféu, fazendo parte do currículo. Porque se desfazer de uma prova? Minhas criações podem ser vistas no blog celsodornelles.blogspot.com”, concluiu.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas