Museu da Natureza
Museu da Natureza será inaugurado em Cachoeirinha
Escola da ULBRA oferece novo espaço para Alfabetização Científica
A Escola ULBRA São Mateus, de Cachoeirinha, inova no ensino dos seus alunos. O Museu da Natureza (MN) será inaugurado na Unidade, aproximando estudantes de todas as séries e também a comunidade à Alfabetização Científica. São quase 300 lotes de rochas e fósseis, aquários, moluscos e até réplicas de dinossauros. A inauguração do Museu da Natureza será no dia 25.11, às 20h. A comunidade está convidada a participar.
A montagem, organização e cuidado do MN é realizada por alunos da 6ª e 7ª séries do Ensino Fundamental, com orientação do biólogo idealizador do projeto, professor Guy Barcellos. "Cada coleção está sob responsabilidade de dois estudantes e todos eles têm atribuições, como curador, desenhista, projetista, pesquisador, etc. Isto dá ao estudante uma oportunidade única na construção de seu conhecimento e autonomia intelectual.", explica o docente.
A coleção do museu conta com rochas magmáticas, réplicas de dinossauros dos museus de História Natural de Londres, Frankfurt e Nova Iorque, moluscos de todos os oceanos, rochas de diversos países, fósseis de florestas de bambu de 200 milhões de anos (coletadas pela equipe do MN) e também de peixes do período devoniano (400 milhões de anos atrás). O grupo, formado por alunos-pesquisadores e orientados por Guy Barcellos, também desenvolveu drusas de esmeralda e ametista no laboratório da escola através de kits de cristalização, criados pela NASA, que ficarão expostos no museu.
Uma grande réplica de cadeia de DNA, um planetário interativo e os dioramas sobre o período dos dinossauros, com paisagem característica da época, incluindo um vulcão de dois metros e florestas de coníferas, são exemplos de itens expositivos que os estudantes ainda têm a produzir para a abertura do Museu. As atividades serão realizadas durante as aulas de Ciências e também em horários extraclasse.
Os alunos da 6ª série, Tomas Ribeiro e Dino Konrad, são os curadores da coleção de rochas e de répteis, respectivamente. "Para nós é uma experiência muito legal, estamos gostando de participar da montagem do museu", explicam. Barcellos afirma que os mediadores estão prontos a receber e interagir com os visitantes, que seguirão um roteiro que mostra a sequência do surgimento do Universo até a evolução e diversificação da vida. O MN será um espaço permanente na escola onde, além de expor as coleções permanentes, temporárias e itinerantes de forma interativa, irá promover atividades visando à divulgação da ciência e preservação do meio ambiente. O grande diferencial e o ineditismo desta iniciativa consiste no fato de ser construído pelos alunos.
Informações sobre agenda de visitação e horários da exposição através do telefone (51) 3469.7347 e em breve no blog do MN: www.museudanatureza.blogspot.com .
Tags
Notícias relacionadas
-
30
JUNPodTerceirão Atuação do administrador é tema de podcast gravado na Ulbra -
02
JUNEducação Alunos do Colégio São Lucas lançam podcast sobre profissões -
21
DEZInspiração A Universidade como extensão de aprendizagem do Ensino Básico -
05
OUTInovação Para alunos da Rede de Escolas, Startup Teens chega à 2ª edição
Últimas notícias
-
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde