08/10/2010 16:36
- ULBRA CANOAS
O que vem após a vida
Fórum ULBRA de Teologia debate o tema no campus Canoas
"Como igreja no século XXI surgem questões que temos que nos manifestar", explica Gerson Linden, professor de Teologia da Universidade, no estudo bíblico com o tema A ressurreição dos mortos nos ensinos do apóstolo Paulo. Segundo ele, "se Jesus Cristo ressuscitou, há ressurreição pela fé, e não estamos mais no pecado. Os que morreram na fé já desfrutam da vida eterna".
O presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, Egon Kopereck, afirmou que o proclamar da mensagem do evangelho deve mostrar um olhar escatológico: "que estejamos preparados para a vida que há de vir, vivendo o presente na perspectiva do futuro".
A visão de Lutero foi apresentada pelo professor de Teologia Clóvis Prunzel. "A relação com Deus não acaba com a morte. Somos criaturas com quem Ele quer falar infinitamente, em ira ou graça", afirma. Conforme Prunzel, "a morte é uma despedida deste mundo e um novo nascimento. A fé se sustenta não só no dia a dia, mas também após a morte".
A monja budista, Kokai-Zen, explicou que a morte é uma das grandes questões que movem os humanos: "quando nos questionamos é como se entrássemos em uma floresta, quanto mais se entra, mais densa ela fica". Conforme Kokai, o nirvana é um estado de paz e tranquilidade.
A visão católica foi abordada pelo padre e professor da PUC-RS, Leomar Brustolim. "A crença no purgatório é a esperança da misericórdia de Deus. A salvação é o grande motivo da carnação e ressurreição", explica.
O céu ou inferno como destino após a morte foi abordado pelo teólogo Paulo Weirich. "O que define céu é a presença da Palavra de Deus e inferno é a ausência dela. Vivemos um inferno na Terra, com sofrimentos, mas ao mesmo tempo, em Cristo, vivemos o céu", afirma.
Os trabalhos apresentados estarão publicados no livro sobre o 9º Fórum ULBRA de Teologia.
Homenagens
O coordenador do curso de Teologia, Leopoldo Heimann, foi surpreendido ao final do evento com homenagens pelos seus 50 anos de ministério pastoral. A primeira felicitação partiu da reitoria da ULBRA, pelo reitor Marcos Ziermer, o vice-reitor Valter Kuchenbecker e o diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas, Sérgio Lima. Também prestaram homenagem o diretor do Seminário Concórdia, Gerson Linden; o representante da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Christian Lo Iacono; o editor da Editora Concórdia, Nilo Waccholz; e o Coral Concórdia, com a música Preenche o Ser.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas