Porto Alegre
ULBRA no Festival de Arte de Porto Alegre
Alunos de Artes Visuais realizam oficina
Os alunos do curso de Artes Visuais, Carol Flores e Rikardo Dias, estão participando como oficineiros do XXIV Festival de Arte de Porto Alegre. A atividade ocorrerá de 04 a 08.10 e contará com a presença de artistas de diversos estados do Brasil e de outros países.
Carol e Rikardo ministrarão a oficina Arte de Rua: manifestações urbanas. Com prática e teoria, eles vão trabalhar as linguagens inseridas dentro da Street Art (Grafite, Stencil, Stickers, Lambe-lambe...) com direcionamento para incentivar a evolução de novos escritores a esta concepção da arte.
Entre os temas da oficina estão esclarecer alguns pontos sobre o assunto que até hoje são questionados pela sociedade; praticar novas técnicas do grafite e da linguagem de rua muito utilizadas pelos artistas da "nova escola"; fabricação/confecção própria de instrumentos e materiais; história da Street Art/grafite; e cores/texturas/preenchimentos.
Confira a entrevista realizada com os alunos:
Como surgiu o convite para participarem do Festival de Arte de Porto Alegre?
Vimos na internet que o Atelier Livre estava selecionando propostas para o Festival de Arte de Porto Alegre, de forma que o coletivo ou a pessoa interessada tinha que enviar um projeto. Resolvemos mandar e algumas semanas após fomos avisados que nosso projeto tinha sido aceito.
Como é poder trabalhar em conjunto com um colega de curso?
Trabalhar com um colega do curso é muito produtivo e interessante. Podemos trocar experiências e vincular nossa vivência da Universidade em nossos projetos. Criar vínculos fora da Instituição é muito importante para o nosso percurso como estudantes; tem muito a se produzir e abraçar oportunidades com os colegas fora da vida acadêmica.
Já realizaram outras oficinas? Onde?
Realizamos a oficina Arte de Rua a primeira vez na Semana Acadêmica de Artes Visuais da ULBRA, por incentivo de nosso professor Renato Garcia, que conhecia os nossos percursos de ação urbana. Eu e o Rikardo nos conhecíamos muito pouco, estamos em etapas diferentes na Universidade, porém, por intermédio e desafio do professor Renato experimentamos esta atividade que foi muito proveitosa.
A escolha do tema da oficina foi feita por vocês?
Ambos tínhamos afinidade por esta arte e a oficina teve todo um projeto elaborado por nós, mesclando nossas linguagens dentro da Street Art.
O que isto acrescenta na formação profissional?
Experiência, vivência e aprendizagem.
Pretendem seguir na área da Street Art? Por que?
Carol: Sempre! A vivência urbana faz parte da minha pessoa e a comunicação da arte marginal ferve nas veias. O protesto urbano é uma necessidade e acredito que jamais abrirei mão do diálogo com os indivíduos que respiram a toxidade da sociedade de consumo, alienada. Também tem o prazer estético em outros casos, no qual deixamos de ser bombardeados pela mídia publicitária para perceber um pouco de vida em meio ao cinza das grandes cidades.
Rikardo: Com certeza. Desde que comecei a me envolver com a arte feita na rua não consegui parar de fazer e observar as intervenções. Penso o dia todo nisso, e é automático quando saio na rua e fico olhando atentamente para os muros e suportes que a rua oferece, observando o que tem de novo e o que poderia fazer de intervenção em tal lugar.
Acrescentem o que acharem interessante.
Carol: Olhem as manifestações urbanas com menos preconceitos. O papo de vandalismo, em alguns casos, é ser pouco crítico em relação ao que nos rodeia, é fechar os olhos para a expressão alheia. Sinta, se pergunte o porquê, perceba e veja que existem muitas pessoas que não querem se calar ou pessoas que querem colorir, alegrar, colocar um pouco de nós mesmos na cidade que nos engole todos os dias.
Rikardo: A Carol falou tudo!
Quando será realizada a oficina? Quem pode participar? Como e onde deve ser feita a inscrição?
A oficina será realizada na semana do dia 04 a 08 de outubro, no Atelier Livre de Porto Alegre. Qualquer pessoa pode participar e as inscrições podem ser feitas no próprio local (Av. Érico Veríssimo, 307), por telefone (3289.8057) ou pelo e-mail estivaldoatelier2010@hotmail.com.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas