Ciência Política
Antes de votar, informe-se
Professor de Ciência Política dá dicas para fazer a escolha certa nas Eleições 2010
Dia 03.10 se aproxima e estima-se que mais de 130 milhões de brasileiros vão às urnas em todo o país para votar no primeiro turno das eleições. Exercer o direito à cidadania e votar consciente é o que se espera neste domingo para a escolha de presidente da República, governador, senadores, deputados federal e estadual.
O coordenador do curso de Ciência Política da ULBRA, Honor de Almeida Neto explica o quanto é importante escolher bem o candidato antes de votar e quais as melhores formas de analisar as propostas do candidato. “O principal ponto para a escolha é basear-se em fundamentos, para assim escapar do risco associado ao senso comum, ou seja, basear-se em informações de segunda mão ou sem fundamento, o que em linguagem popular chamamos de achismo”, afirma. Honor salienta a relevância de pesquisar a trajetória, projetos, ações realizadas, bandeiras, informações históricas sobre o candidato e o partido antes da votação. Também “é importante ter claro as atribuições dos cargos aos quais se candidatam, para mensurar se as promessas são ou não exeqüíveis após a eleição, assim, filtra-se a influência de discursos de campanhas e do próprio marketing no período eleitoral, tornando a escolha mais crítica e autônoma”.
É importante buscar entender a política, assim o eleitor pode questionar a viabilidade ou não das propostas sugeridas pelos candidatos. “Manter o olhar crítico não serve apenas para o período pré-eleição, acompanhar o mandato do político é fundamental para fazer a escolha certa”, afirma o professor. Precisa-se também perceber se toda a campanha vai indicar que aquele sujeito será o candidato ideal. “Para quem ainda tem dúvidas em quem escolher, o indicado é acompanhar aos jornais, noticiários e sites para achar suas respostas antes da eleição”, completa Honor. O professor deixa a dica que estar bem informado e contextualizar as propostas diminui as incertezas na hora do voto.
A Escolha Certa: Alunos do curso de Comunicação Social da ULBRA falam como escolheram seus candidatos para as Eleições 2010:
Não basta só conhecer o partido do candidato, pois sabemos que a maioria só promete e pouco cumpre. Eu procuro saber o que o sujeito fez e que está fazendo agora. Busco me informar na internet, e como sou músico, vejo quem tem propostas relevantes envolvendo a música.
Wender Zanon, 20, Jornalismo, 4º semestre.
A maior parte de informações sobre as eleições busco e recebo via internet. Estou acompanhando as campanhas, e algumas não me convencem, por isto já tenho meu candidato escolhido.
Camila de Bôer, 19, Relações Públicas, 2º semestre.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas