COEP-Canoas
ULBRA São Marcos vence o 2º Festival de Música do COEP-Canoas
Estudantes de cinco escolas buscavam o título
O 2º Festival de Música do COEP – Canoas, realizado na tarde desta quarta-feira, 29.09, na ULBRA, teve como tema "Meio Ambiente - um dos oito jeitos de mudar o mundo", e ainda integrou a programação da XVII Semana Interamericana da Água e a X Semana Estadual da Água. O grande vencedor da tarde foi a Escola ULBRA São Marcos, seguido do Colégio ULBRA São João e EEEF Padre Jaeger.
Ao todo cinco escolas de Canoas e Triunfo participaram do Festival de Música. A cidade do polo petroquímico foi representada pela EMEM Jozué Machado dos Santos. Os canoenses foram representados pela EMEF Prof. Rui Cirne Lima, Colégio ULBRA São João, EEEF Padre Jaeger e Escola ULBRA São Marcos.
Com a vitória, a Escola ULBRA São Marcos representará a região na disputa estadual, que será realizada no dia 22.10, no Auditório da Assembléia Legislativa do Estado. Na edição anterior o vencedor da região conquistou o título estadual.
A melhor letra escolhida foi da EMEF Prof. Rui Cirne Lima. O Rap do Meio Ambiente teve como intérprete Daniel da Silva Dornelles, Gabriel da Silva Galhardo e Marlon dos Santos Capilhera.
O título de melhor intérprete vocal foi dado a Escola ULBRA São Marcos, já o de melhor intérprete instrumental foi para o Colégio ULBRA São João. A São Marcos garantiu o primeiro lugar com a música Meio Ambiente é a Razão, interpretada por Luisa Campos dos Santos, Laura Lesniki Corgite, Shaiane Cruz de Andrade Silva, João Victor Veríssimo da Fonseca Ávila, Kamille Perfeito Pugliessi, Carolina Langaro Vaisz, Matheus Gelain Machado e Felipe Agnischock Bastos.
O segundo lugar ficou com o Colégio ULBRA São João, com a música A Natureza Agradece, interpretada por Sara Link, Bianca Link, Giulia da Silva, Letiele Nicolodi, Mariana da Rosa, Giulia Vargas e Natalia Ribeiro.
O terceiro lugar foi para a EEEF Padre Jaeger, que trouxe a música Ensinando pelo Exemplo, interpretada por Os garotos do PJ, composto por Augusto Spies da Rosa, Gustavo Lemes Galho, Lucas de Souza Roberti, Nicolas Rocha da Silva e Jôberth Cerqueira Hipólito.
“Este festival tem como objetivo mobilizar os estudantes, desde as primeiras séries, quanto à necessidade de mudar o mundo através de atitudes simples, como preservar o ambiente. Foi muito positivo, tivemos escolas públicas e particulares buscando um mesmo objetivo, despertar para a preservação ambiental. Esta mobilização e envolvimento deve ser louvado, nossos objetivos foram alcançados”, comentou Ana Cristina Froner, coordenadora de Cultura da ULBRA e organizadora do evento.
O presidente executivo do COEP-RS, Vercidino Albarello, salientou que cabe a nós mudar o panorama atual. “Em nome do COEP-RS quero cumprimentar a todos por este belo evento. Estamos muito felizes em ver a mobilização de vocês em relação aos oito jeitos de mudar o mundo. Acredito que a mudança no meio ambiente é fundamental para termos um mundo melhor. Cabe a vocês jovens mudar o mundo que nós de cabelos brancos estragamos. A cada seis pessoas no mundo que nascem, pelo menos uma morre de fome por não ter o que comer hoje, amanhã, e depois de amanhã. Esta triste realidade só pode ser mudada por todos nós, trabalhando unidos”, finalizou.
Para a diretora da Escola ULBRA São Marcos, Claudia Coelho de Souza Rolla, a participação no festival vai além de um concurso. “O mais importante para nós nesta atividade é conseguir transmitir uma mensagem. Conseguimos, atingimos nosso objetivo e ainda conseguimos vencer. Estamos felizes pelo título, mas também pelo empenho e mobilização em prol da preservação ambiental, do combate a fome, e pelo envolvimento de nossos alunos. Selecionamos um grupo de talentos, gostaríamos de trazer todos, mas não dá. O importante é que todos em nossa escola estão cientes de que é preciso preservar”.
Já a líder do grupo vencedor, Carolina Langaro Vaisz, salientou a importância do grupo. “Estamos felizes por conseguir um resultado tão bom em pouco tempo. Eu amo cantar e sei que todos aqui também, por isso conseguimos conquistar o título. Se não fosse o empenho de todos não estaríamos aqui comemorando. Mesmo assim, vencendo, acho que o mais importante é todos estarmos unidos no combate à fome e pela preservação ambiental, só de estar aqui para nós já é uma vitória, comemorou a estudante de 14 anos", afirmou Carolina.
Para realizar o 2º Festival de Música, o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-Canoas) contou com o apoio da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, ULBRA, Secretarias Municipais de Educação das cidades de Canoas e Triunfo, Emater/RS, SESI – Sistema FIERGS, Associação Cultural Fatimcom – Rádio Fátima, Associação de Moradores Vila Getúlio Vargas, Banco de Alimentos, Bando do Brasil/Agência ULBRA, Correios, Diaconia Madre Teresa de Calcutá, IBGE, Lions Canoas Centro, Rotary Club, Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Trensurb e União das Associações de Moradores de Canoas.
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes