COEP
2º Festival de Música do COEP
Meio ambiente será o tema da edição do concurso
A ULBRA será a sede do 2º Festival de Música do COEP-Canoas, que será realizado nesta quarta-feira, 29.09, a partir das 14 horas, no auditório do prédio 11, campus Canoas. O festival terá como tema o meio ambiente, que é um dos oito jeitos de mudar o mundo, e ainda integra a XVII Semana Interamericana da Água e a X Semana Estadual da Água.
Ao todo, estudantes de cinco escolas de Canoas e Triunfo participarão, mostrando suas músicas e composições para o público e os avaliadores. Para a avaliação das canções, um grupo de músicos, maestros e professores de música compõem o corpo de jurados. São eles:
Tiago Flores
Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob a orientação de Arlindo Teixeira, Tiago Flores especializou-se em regência orquestral em São Petersburgo (Rússia) com Victor Fedotov. Já atuou frente a orquestras do Brasil, Venezuela, México, Itália e Áustria; foi diretor artístico da OSPA entre 1999 e 2001. É regente da Orquestra de Câmara da ULBRA desde sua fundação.
Francis Padilha
Bacharel em Regência Coral e em Canto pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou como professor de Técnica Vocal no Festival de Inverno de Londrina, nos painéis da FECORS - Federação e Coros do RS e em diversas cidades do interior do RS. Mantém uma classe de Canto na Casa da Música e trabalha como regente e preparador vocal de diversos Coros em Porto Alegre e Canoas. É integrante do grupo vocal a cappella Vocal 5. Atualmente é regente do Grupo Coral ULBRATI.
André Luiz Dias Cardoso
Licenciado e bacharel em Artes Visuais (UFRGS), com curso de extensão em Música Barroca pelo Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS, músico, compositor e tenor atuante do Coro Sinfônico da OSPA desde 1987; condutor do Grupo Vocal CANTARES, formado por servidores públicos da Prefeitura Municipal de Canoas; professor de técnica vocal da Associação Cultural de Canoas (ASCCAN).
Segundo a coordenadora de Cultura da ULBRA, Ana Cristina Froner, o festival busca ampliar as discussões sobre as necessidades de mudança no mundo. “O Festival de Música COEP é um instrumento para incentivar principalmente as crianças a se tornarem agentes de mudança no mundo atual. Acreditamos que a cultura é indispensável para termos um mundo melhor, com pessoas de atitudes melhores”, comentou.
A banda The Modê garantirá o Show do Intervalo. Formada na cidade de Canoas, os cinco integrantes eram colegas de escola e tinham em comum o gosto por Rock and roll. Desde 2008, a banda vem fazendo shows pelo Estado, dividindo o palco com grandes bandas nacionais, como Raimundos e Detonautas, dentre outros. Lançaram em 2009 dois singles produzidos pelo guitarrista da Acústicos e Valvulados, Alexandre Móica, que foram veículados em algumas rádios e fizeram com que a banda tivesse uma série de performances em programas de televisão. Atualmente, a banda se prepara para a gravação do primeiro videoclipe profissional, que em alguns meses será transmitido na internet e televisão.
A banda é formada por: Giordano Michelon no vocal, Matheus Benedet na guitarra solo, Cassiano Dal'Ago na guitarra base, Rafael Dutra na bateria, e Elias Salmoria no baixo.
A rede de escolas da ULBRA estará representada por alunos da ULBRA São João e São Marcos. Também concorrerão estudantes da E. M. de Ensino Médio Jozué Machado dos Santos, E. E. Ensino Fundamental Padre Jaeger, e E. M. de Ensino Fundamental Professor Rui Cirne Lima.
A primeira edição do Festival de Música COEP-Canoas foi realizada em outubro de 2009, e o grande vencedor foi o estudante Leonardo Augusto da Silva Rosa, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ezequiel Nunes Filho, da cidade de Esteio. Leonardo arrebatou os prêmios de melhor letra, melhor intérprete e composição.
O COEP
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP) é uma rede nacional de mobilização social, fundada em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, o betinho. Atualmente está presente em todos os estados da Federação, e busca resultados que melhorem as condições de renda e vida das comunidades assistidas pelos projetos das suas Associadas, que só no Rio Grande do Sul já passam de cinquenta.
(http://www.coepbrasil.org.br/portal/publico/home.aspx)
O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP-Canoas), para realizar o 2º Festival de Música, conta com o apoio da 27ª Coordenadoria Regional de Educação, da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Secretarias Municipais de Educação das cidades de Canoas e Triunfo, Emater/RS, SESI – Sistema FIERGS, Associação Cultural Fatimcom – Rádio Fátima, Associação de Moradores Vila Getúlio Vargas, Banco de Alimentos, Bando do Brasil/ULBRA, Correios, Diaconia Madre Teresa de Calcutá, IBGE, Lions Canoas Centro, Rotary Club, Secretaria Municipal de Cultura de Canoas, Trensurb e UAMCA.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas