Extensão
Professores participam de curso sobre gestão inclusiva
ULBRA participa de projeto com UFPEL e Prefeitura de Canoas
A ULBRA promove, a partir deste mês de agosto, a segunda edição do Curso Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Prefeitura de Canoas. Participam dos encontros professores de Escolas Municipais de Canoas e da Rede de Escolas da ULBRA. Uma aula inaugural para apresentação de formadores e cronograma da capacitação foi realizada no início de julho.
De acordo com a diretora de Assuntos Comunitários da Pró-reitoria Adjunta de Extensão e Assuntos Comunitários, Simone Imperatore Brum, a iniciativa discute sobre as práticas inclusivas em sala de aula, proporcionando a formação continuada de gestores e professores da educação básica que possibilite a concretização de políticas, programas e práticas que atendam a diversidade e a inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar.
O docente da ULBRA Canoas e do Centro de Capacitação em Educação Inclusiva e Acessibilidade (CEIA), da Secretaria Municipal de Educação, Ivan Basegio, responsável pela coordenação do polo Canoas do curso, destaca a importância da qualificação, que tem a intenção de oportunizar a reflexão sobre as práticas inclusivas e a socialização dos saberes e fazeres das práticas pedagógicas garantidoras da aprendizagem como um direito de todos. Segundo Basegio, o curso atende as necessidades da Educação Básica, visto que existe grande demanda na abordagem das práticas inclusivas, bem como pelo aperfeiçoamento dos profissionais da educação neste sentido.
O curso tem carga horária de 190 horas, sendo 140 presenciais e 50 à distância e está dividido em sete módulos. Os encontros presenciais são realizados aos sábados (um por mês) nos turnos manhã e tarde. As aulas estendem-se até o dia 13 de dezembro com a realização do Seminário de Encerramento na UFPEL.
A capacitação, que tem os custos subsidiados pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada em Canoas e Pelotas com a participação de 150 professores em cada Polo. Em Canoas, as aulas acontecem no Colégio ULBRA Cristo Redentor (Avenida Inconfidência, 1231, bairro Marechal Rondon) tendo como tutores os professores Eliane Daldon e Antonio Carlos Basegio, também do CEIA.
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras