Imagina a Experiência
Estudantes relatam suas experiências na cobertura do Mundial
A primeira Copa de três alunos de Comunicação Social
Com o término dos jogos da Copa do Mundo 2014 na cidade de Porto Alegre, ocorreu na última quarta-feira, 02.07, o encerramento das atividades do Centro Aberto de Mídia (CAM). O espaço, localizado na Usina do Gasômetro, ofereceu estrutura e apoio para integrantes da imprensa nacional e internacional que estiveram na Capital para acompanhar as partidas do Mundial de futebol. Dentro desse contexto, três alunos do curso de Comunicação Social da ULBRA Canoas participaram do projeto ?#?ImaginaAExperiência.
Os estudantes da Universidade Brenda Kuhn, Jéssica Soares e Pedro Brum deram apoio às equipes de comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado no CAM, na Fan Fest, no Acampamento Farroupilha e em outros eventos culturais. O projeto foi uma parceria do Gabinete de Comunicação Social da Prefeitura, da Comunicação do Comitê de Copa do Governo do Estado e da Secretaria Municipal da Juventude, que contaram com a participação da ULBRA e de outras instituições universitárias.
No período de 12.06 a 02.07, os acadêmicos produziram pautas, realizaram matérias, entrevistaram turistas estrangeiros, conviveram com jornalistas internacionais e puderam enxergar de maneira especial a movimentação ocorrida em Porto Alegre. Entre tantas experiências vividas, a mais inusitada aconteceu quando Brenda e Jéssica entrevistaram, por acaso, a sogra do jogador holandês Wesley Sneijder. "Ela era uma das torcedoras holandesas mais animadas, o que chamou nossa atenção. Ao entrevistá-la, descobrimos que sua filha é casada com o atleta. Quase não acreditamos, foi muito legal", recorda Brenda.
Para o coordenador do curso de Jornalismo da Instituição, Deivison Campos, o projeto possibilitou aos estudantes uma excepcional oportunidade de participarem ativamente de atividades jornalísticas. "Nossos alunos produziram matérias em tempo real e tiveram a possibilidade de conviver com jornalistas de vários países, o que será muito importante para seu futuro profissional", destacou.
Segue abaixo entrevista com os acadêmicos sobre as atividades que eles desenvolveram e as experiências que vivenciaram.
Jéssica -- aluna do curso de Jornalismo
ULBRA - O que representou para você trabalhar no projeto ?#?ImaginaAExperiência?
Jéssica - Atuar na cobertura de eventos ligados à Copa proporcionou que vivenciássemos o clima do Mundial, da movimentação e de tudo que resulta nessa mistura de culturas.
ULBRA - Quais foram as atividades que você desempenhou?
Jéssica - Eu preparava reportagens que mostrassem um lado diferente da Copa em Porto Alegre, algo que não fosse institucional. Atuei em toda a construção das reportagens. Elaborei pautas, produzi e redigi matérias.
ULBRA - De que maneira esse trabalho acrescentou na tua formação acadêmica?
Jéssica - Acrescentou muito e em vários aspectos. Ajudou a desenvolver uma visão mais apurada de situações cotidianas. O envolvimento com os turistas foi algo diferenciado, visto que é diferente dialogar com torcedores de outros países quando se pertence à imprensa.
ULBRA - Qual foi o fato que mais te marcou durante esses dias de atividade?
Jéssica - O contato com os argentinos, pois não imaginava como eles iriam receber nossos pedidos de entrevista. Eu achava que eles não gostassem da imprensa brasileira. Entretanto, foram gentis e bastante prestativos. Eles são muito aventureiros, o que rendeu ótimas histórias para as reportagens.
Pedro -- aluno do curso de Jornalismo
ULBRA - O que representou para você trabalhar no projeto ?#?ImaginaAExperiência?
Pedro - Foi muito interessante poder trabalhar durante a Copa do Mundo desempenhando as funções de jornalista.
ULBRA -- Quais foram as atividades que você desempenhou?
Pedro - Minhas atividades foram produzir e apurar pautas, auxiliar os profissionais da prefeitura na apuração de pautas, pesquisar fontes, elaborar e escrever as matérias que foram postadas no site da Prefeitura de Porto Alegre.
ULBRA - De que maneira esse trabalho acrescentou em sua formação acadêmica?
Pedro - Foi a oportunidade de colocar a teoria em prática e compreender o que os professores haviam falado em sala de aula.
ULBRA - Qual foi o fato que mais te marcou durante esses dias de atividade?
Pedro - Foi a possibilidade de contato com estrangeiros que visitaram a cidade, além de poder vivenciar e sentir o clima que a Copa proporcionou para Porto Alegre.
Brenda Kuhn -- aluna do curso de Relações Públicas
ULBRA - O que representou para você trabalhar no projeto ?#?ImaginaAExperiência?
Brenda -- Foi uma experiência inesquecível. Nunca me imaginei cobrindo um evento mundial. Vivi momentos de repórter, o que foi um desafio para mim pois sou estudante de Relações Públicas. Tudo aconteceu de maneira muito intensa, inclusive as entrevistas com turistas, quando tive que pensar nas perguntas rapidamente e em seguida redigir matérias.
ULBRA -- Quais foram as atividades que você desempenhou?
Brenda - Ao desempenhar as funções de jornalista, busquei pautas e produzi matérias. Tínhamos o desafio de obter pautas diferentes, fugir um pouco do futebol, levar um olhar mais cultural e buscar peculiaridades da Capital e dessa interação com o Mundial.
ULBRA - De que maneira esse trabalho acrescentou em sua formação acadêmica?
Brenda - Esta experiência representou uma das melhores oportunidades que tive durante minha vida acadêmica. Hoje, o profissional de Comunicação precisa ser um pouco RP, um pouco jornalista e um pouco publicitário. Trabalhar com a supervisão de vários profissionais me proporcionou aperfeiçoar essas habilidades desenvolvidas e aprender a lidar com a rotina de uma redação.
ULBRA - Qual foi o fato que mais te marcou durante esses dias de atividade?
Brenda - Foi a interação com os turistas, pois falei com pessoas de vários locais do mundo. Posso dizer que fiz uma viagem para muitos lugares sem sair de Porto Alegre.
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal