Les Doctoriales
ULBRA participa do lançamento de programa governamental
Universidade apoia o programa do governo francês no RS
Confira reportagem do Palácio Piratini sobre o evento. Clique aqui.
A Secretaria Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) lançou, nesta terça-feira (24), a edição gaúcha do Seminário Les Doctoriales, no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini, na presença de reitores, pró-reitores e coordenadores de doutorado das 15 universidades gaúchas que possuem a qualificação. Ao abrir o evento, o titular da Scit, Cleber Prodanov, fez questão de destacar o empenho das instituições junto à Secretaria. “Essa parceria torna possível investir cada vez mais em projetos e ideias inovadoras, que é o ponto inicial para proporcionar um desenvolvimento contínuo no Estado”.
O encontro proporciona uma imersão total de cinco dias a 100 doutorandos, de diferentes áreas, para aproximá-los do mundo profissional e socioeconômico. Durante o processo, participarão de atividades com profissionais e empresas para desenvolverem ideias inovadoras ao mercado, entre elas o Desafio de Inovação em 24 horas, a Socialização das Teses, as visitas técnicas e as atividades de comunicação para a valorização profissional, contando com representantes empresariais em todas as ações.
A edição gaúcha é o resultado das negociações feitas, desde 2012, pela secretária adjunta da Scit, Ghíssia Hauser, que coordena o projeto aqui no Estado. “Nossa preocupação é manter e fomentar o desenvolvimento no Rio Grande do Sul. E apostar em pesquisadores, doutores é um meio de dar continuidade. Este seminário vai ao encontro do que entendemos como prioridade: a inovação.”
O Les Doctoriales foi criado pelo governo francês há mais de 20 anos e é pioneiro no Brasil. A versão gaúcha acontece em Bento Gonçalves, de 2 a 7 de novembro, no Villa Michelon. Ao todo serão 100 doutorandos participantes, sendo 95 de universidades do RS e cinco da Universidade de Nantes, Angers e Le Mans (Unam) da região francesa Pays de La Loire, instituição responsável pelo seminário na França.
O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer (à direita na foto), integrou a mesa principal de autoridades presentes. Também representaram a Universidade, o pró-reitor adjunto de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Erwin Fancisco Tochtrop Júnior, o diretor de Inovação Márcio Machado da Silva e a diretora da Assessoria de Comunicação Social Adriana Marques.
Texto: Guérula Viero
Foto: Raphael Seabra/Palácio Piratini
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras