Extensão Comunitária
CIEPRE ganha novo espaço para atendimento a famílias
CIEPRE ganha novo espaço para atendimento a famílias
Na tarde da última quarta-feira, 04.06, o Centro Interdisciplinar de Estudos em Psicomotricidade Relacional (CIEPRE) da ULBRA Canoas realizou um encontro para marcar a inauguração de um novo espaço para atendimento às famílias que participam do projeto. Na ocasião, estiveram presentes o diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, Gustavo Becker; a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Imperatore Brum; e a diretora adjunta de Ensino à Distância, Marinice Vaiz. Os docentes também tiveram a oportunidade de observar o trabalho realizado pelo CIEPRE.
O novo espaço destinado ao serviço está localizado na sala 210 do prédio 55 e é utilizada para atividades específicas com os familiares que acompanham os alunos do projeto. O CIEPRE atende crianças, adolescentes e adultos com algum tipo de deficiência e está vinculado aos cursos de Educação Física e Pedagogia Presencial e EAD, com o apoio dos cursos de Psicologia e Dança da ULBRA Canoas.
De acordo com os professores coordenadores do Centro, Ivan Basegio e Ursula Boeck, o atendimento à família é um momento importante de escuta e mediação de conflitos que, a partir das discussões em grupo, auxiliam no desenvolvimento de seus filhos.
Alunos e familiares acompanhados
Os alunos participam de jogos orientados, aulas de música, canto e atividades de relaxamento, aprendendo a se relacionar em grupo. "Alguns integrantes têm graus diferentes de Autismo", exemplifica o professor Ivan, ressaltando que, em alguns momentos, as famílias têm dificuldade de lidar com o aluno por não terem sido orientados corretamente ou não saberem onde procurar ajuda.
A aposentada Elza de Matos Mori, 71 anos, que tem um filho de 45, participante do CIEPRE, conta que a relação em casa e com outras pessoas melhora. "Estamos aqui (no projeto) há mais de 10 anos e podemos ver que, através do trabalho, ele (o filho) tem maior atenção e desenvolveu a sociabilidade", argumenta. Elza, que chegou a ser da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Esteio, destaca que o trabalho de acompanhamento às famílias também auxilia no crescimento da pessoa com deficiência. "Além de receber orientação de como lidar com os diferentes tipos de dificuldades dos nossos filhos, trocamos experiência com outros pais e acompanhantes que também passam por situações semelhantes", explica. Ela destaca ainda que, no CIEPRE, enquanto os alunos estão participando de atividades, os acompanhantes recebem orientação de psicólogos e psicopedagogos e praticam atividade física e relaxamento.
Mais informações sobre o CIEPRE podem ser encontradas no site www.ulbra.br.
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras