Inauguração do NEABI
Zaqueu Kaingang explana no lançamento do NEABI
Cacique fala sobre cultura e questões indígenas na ULBRA
Foi inaugurado o Projeto Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da ULBRA Canoas na noite de terça-feira, 27.05. Na ocasião, houve uma palestra com o presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Grande do Sul, Zaqueu Kaingang, sobre a temática Cultura e Questões Indígenas no Estado.
O NEABI é um projeto institucional que tem o objetivo de estudar as culturas afro-brasileiras e indígenas e de debater a diversidade, sediando pesquisas e organizando ações da Universidade a respeito das temáticas propostas. "O núcleo se propõe a criar condições para a existência de discussões sobre diferenças étnicas e como essas diferenças atuam na concepção da identidade brasileira", explicou o membro do conselho do NEABI e coordenador do Curso de História da Universidade, Roberto dos Santos.
Com graduação em pedagogia, especialização em educação profissional e mestrado, o líder indígena, Zaqueu Kaingang, explanou sobre sua trajetória, ressaltando que estudou para adquirir conhecimento e, então, retornar a sua aldeia e ajudar seu povo. O cacique também fez observações sobre a experiência de desocidentalização da educação escolar. "Temos que trabalhar para combater o racismo institucionalizado", destacou o cacique. O convidado enalteceu a iniciativa da Instituição em implantar o NEABI. "O núcleo poderá formar pessoas com um olhar diferenciado".
O Pró-reitor Adjunto de Ensino Presencial, Pedro Hernández, falou dos desafios que o NEABI terá e destacou que o projeto não é um mero instrumento legal para que a inclusão ocorra. "Como filosofia, acreditamos na inclusão", salientou. A opinião de Pedro Hernández é corroborada pelo diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito. "O NEABI vai implementar uma cultura de respeito e que preze pela qualidade de vida de todos", destacou o diretor. Além de professores e alunos, também estiveram presentes a diretora geral de Ensino da Universidade, Graziela Oyarzabal, e a coordenadora de Ensino do campus Canoas, Lucimar Brum.
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado