15ª Semana do Bebê
15ª Semana do Bebê acontece em Canela
Evento promove oficinas dos cursos de graduação
Tem início neste domingo, 11 de maio, a Semana do Bebê de Canela, no Rio Grande do Sul. Criado por um grupo de professores do curso de Medicina da ULBRA juntamente com o governo do município de Canela na serra gaúcha, a Semana do Bebê se consolida como um grande marco de ação à cidadania. O evento acontece até o dia 18 de maio tendo como principais destaques as oficinas e palestras nas áreas da educação, saúde e assistência social. A Semana do Bebê é uma realização da Universidade Luterana do Brasil e da Prefeitura Municipal de Canela.
O evento, que chega a sua 15ª edição, serve de inspiração para diversas cidades do Brasil e do Exterior que também realizam suas semanas do bebê, proporcionando, através de oficinas e debates, o crescimento materno, a prevenção da gravidez na adolescência e a diminuição do índice de mortalidade infantil.
O processo de escolha dos temas das oficinas a serem debatidos na Semana do Bebê começa dentro das comunidades. Lá é feito um levantamento pelos profissionais da saúde que atendem a região e são selecionados os de maior importância.
A professora do curso de Medicina da ULBRA Carmen Nudelmann é uma das integrantes da comissão organizadora e da comissão científica da Semana do Bebê e ressalta a importância e o envolvimento de professores e alunos nesse processo. "Uma comissão de professores das diferentes áreas de graduação da ULBRA que participam do evento escolhem os temas a serem trabalhados. A partir daí começa o envolvimento dos alunos na construção das oficinas, que são orientados para repassar o conhecimento adquirido na Universidade em um contato direto com o público, realizando assim uma troca de saberes e um crescimento profissional".
Carmen destaca também o papel da ULBRA no desenvolvimento do projeto. "Esse projeto de ação social desenvolvido pela ULBRA leva o aluno e o professor a atuar dentro da comunidade. Isso aproxima o nosso estudante com a realidade dos mais diferentes tipos de público, e também atrai as pessoas para dentro do universo acadêmico".
Programação
A abertura oficial da 15ª edição acontece às 19h30, no Teatro Casa de Pedra, com o Concerto para as Mães do grupo Capela Strumentale de Porto Alegre com entrada franca.
Na segunda-feira, dia 12, às 9h30, estarão sendo apresentados contos pelas Vovós do Centro Municipal de Convivência do Idoso em todas as escolas infantis do Município de Canela, e no mesmo horário acontecerá na APAE a Oficina "Aula de Musicalização para bebês".
No início da tarde, mais oficinas com o tema "Crianças Vitimadas de Violência, Como Identificar?" serão realizadas nos CRAS Santa Marta e Canelinha. À noite, às 19h, no Teatro Casa de Pedra, acontecerá a palestra "A experiência do bebê: Partilhando mundos", coordenada pelo Rotary Club de Canela.
Terça-feira, dia 13, a partir das 8h30 acontecerá diversas oficinas: Aula de Música para Mães e Bebês,"Como Atender Urgências de Bebês e Crianças Dentro da Escola, A Utilização do Jornal como Recurso Pedagógico na Educação Infantil, Cuidados com o Bebê e a Gestante, Cuidados nos Primeiros Dias do Bebê, e Promoção de Hábitos de Sono e Alimentação na Prevenção de Sintomas Respiratórios em Bebês no Primeiro Ano de Vida.
A programação completa do evento você encontra no site www.semanadobebe.com.br.
Notícias relacionadas
-
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País