16/09/2010 08:56
- ULBRA CANOAS
A química dos adesivos
Professor da ULBRA estuda a substituição de solventes
A pesquisa é parte de um projeto interativo realizado com a empresa Killing S.A. Tintas e Adesivos e conta com alunos da graduação como bolsistas, sendo que alguns estudantes realizaram seus trabalhos de conclusão de curso em temas desta pesquisa. "O conhecimento ajuda na otimização de produtos e processos", conta Carlos. A pesquisa, que iniciou há dois anos, estuda e desenvolve adesivos para os mercados de calçados, colchões/estofados e dublagem.
"No contexto da sustentabilidade econômica, ecológica e social, ainda teremos trabalho até a substituição completa dos solventes, mas isso é possível", afirma o pesquisador. Segundo Carlos, em países da Europa e Ásia a substituição está mais rápida, mas no Brasil ainda levará pelo menos dez anos para que a metade da produção de adesivos não utilize solventes.
Destaque
A química é diversas vezes relacionada a coisas ruins como a poluição, mas as pessoas esquecem que a química auxilia no desenvolvimento sustentável do planeta. "A química está presente no aumento da produção e na preservação dos alimentos, em novos materiais úteis para o homem, no próprio controle da poluição e em diversas outras aplicações de interesse social", afirma o docente.
No Dia do Químico, Carlos Wolf foi homenageado pelo Conselho Regional de Química, sendo escolhido como destaque na área pelo reconhecimento de colegas profissionais e alunos da graduação. "Fiquei muito feliz e isso representa um feedback positivo desses 15 anos que atuo como professor. Também reflete o relacionamento em sala de aula como pessoa e profissional", conta.
A cada ano, quatro profissionais químicos são indicados para integrar a Academia Rio-grandense de Química. Em 2010, os novos acadêmicos são Carlos Rodolfo Wolf, Paulo Saffer, Sandra Mara Einloft e Regina Cánovas Teixeira.
Notícias relacionadas
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras