ULBRA
Obra de Arthur Barbosa será apresentada no RS
ULBRA
“Concerto para Violino e Orquestra”, obra inédita de Arthur Barbosa – que teve estréia mundial nos Estados Unidos em 2007 – tem primeira audição no Rio Grande do Sul tendo como solista o consagrado violinista argentino (radicado nos EUA) Alejandro Drago, sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt. Arthur Barbosa é músico da Orquestra de Câmara da ULBRA.
Acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência do maestro Manfredo Schmiedt, o solista argentino - radicado nos EUA - Alejandro Drago tocará pela primeira vez em Porto Alegre este concerto de Arthur Barbosa que teve sua estréia mundial em 2007 nos Estados Unidos com grande sucesso. A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, através da Série Concerto Oficiais, apresenta-se no dia 21.07, às 20h30, no Salão de Atos da UFRGS.
A aclamada obra segue os padrões mórficos de um concerto para violino tradicional em alguns pontos, em outros traz coisas mais abrangentes relacionados à constante pesquisa do autor que sempre tenta romper barreiras entre o popular e o erudito; é uma obra vibrante, profunda, de um caráter forte, onde podemos notar diversas nuances de ritmos brasileiros. São três movimentos sem interrupção, cada um deles com um formato definido, mas a obra como um todo é cíclica, ou seja, existe um motivo, composto por três notas apenas, que se desenvolve num tema que percorre toda a obra, dando assim uma sensação de unidade à mesma, apesar de tão distintos serem os três movimentos.
O primeiro movimento é uma alusão à música nordestina, com seus motivos modais, ritmos característicos, e onde o violino solista adquire ares de "rabeca" e efeitos que dão ao instrumento toques de rusticidade. No segundo movimento o violinista encarna um boêmio, pois é um melódico samba-canção interrompido algumas vezes por cadencias tipicamente violinísticas, e onde o violino adquire até, em um determinado momento, a função de um famoso instrumento típico da percussão brasileira, e no terceiro movimento o violino se depara com um frevo quebrado, saltitante e virtuosístico, cheio de passagens com extrema dificuldade técnica para o executante, dando assim um ar meio malabarístico tão característico deste vibrante ritmo brasileiro.
Arthur Barbosa – Compositor
“A força do sul reside na Sinfonia Brasileira”. Com este título, o jornal austríaco "Karntner Tageszeitung", abre sua crítica musical do dia 24 de maio de 2008, referindo-se ao extremo sucesso e à calorosa acolhida com que foi recebida dita obra em sua estréia européia realizada naquele pais. E assim tem sido cada apresentação ou estréia de obras deste compositor, nascido em Fortaleza-CE, tendo residido no Chile, na Argentina e radicado no Rio Grande do Sul desde 1995, que tem dedicado-se arduamente à pesquisa das diversas manifestações musicais da América Latina, e incorporado toda esta grande diversidade às suas composições, por isso sua obra acadêmica contém sempre um forte teor e um intencional caráter alusivo à música popular deste continente.
Teve aulas de composição com renomados mestres, inclusive com Hans Koelheuter , mas se considera um autodidata. Suas obras têm sido executadas em mais de dez países incluindo Estados Unidos, Argentina, Suíça, Áustria, Itália e Hungria, por orquestras como Camerata Bern (Suíça), Klagenfurt Symphony Orchestra (Austria), Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Brasil), Orquestra Sinfônica de Mendoza (Argentina), Southern Mississipi Symphony Orchestra (USA), Symphony of the Américas (Flórida-EUA) e Orquestra de Câmara da ULBRA entre outras.
Em abril de 2000 assinou contrato com a Ponteio Publishing Inc. (N.York, EUA) para edição e distribuição de algumas músicas de sua autoria e em janeiro de 2003 foi convidado pelo diretor do festival Música nas Montanhas, de Poços de Caldas – MG (Brasil) a ocupar o cargo de Compositor Residente de dito festival, cargo este que ocupa até hoje, tendo assim a oportunidade de estrear obras de sua autoria todos os anos.
Consta eu seu acervo autoral sinfonias, concertos, musica de câmara diversa, arranjos, trilhas sonoras para espetáculos de dança, teatro e cinema. Foi indicado a vários prêmios no estado , 6 indicações somente no prêmio Açorianos e ganhador no ano de 2005 sendo também um dos poucos indicados em três categorias diferentes deste prêmio (teatro, dança e música).
Em novembro de 2005 teve sua obra Sinfonia Brasileira estreada mundialmente nos Estados Unidos e em novembro de 2007 teve outra estréia mundial nos EUA, desta vez com seu Concerto para Violino e Orquestra tendo como solista o violinista argentino Alejandro Drago.
Em 2010, a obra de Arthur Barbosa no seu conjunto e em suas características nacionalistas será tema principal, com trabalho publicado, de uma tese de doutorado na Southern Mississipi University (EUA).
Tags
Notícias relacionadas
-
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras