Intercâmbio
Intercâmbio com universidades estrangeiras beneficiará alunos da graduação
Intercâmbio
No dia 16.08, abrem as inscrições para o Programa de Intercâmbio Acadêmico da ULBRA, que proporcionará aos alunos de graduação de seus diversos campi, centros universitários e institutos de ensino superior, a oportunidade de estudar de um a dois semestres de seu curso no exterior, podendo aproveitar na ULBRA, os créditos das disciplinas cursadas na universidade conveniada.
Esta modalidade de intercâmbio será oferecida exclusivamente aos alunos de graduação, os quais deverão cumprir os seguintes requisitos: estar regularmente matriculado na ULBRA; ter mais de 18 anos; não possuir pendências financeiras na Instituição; dominar o idioma do país de destino; estar cursando a partir do 3º semestre do curso de graduação; não estar cursando o último semestre do curso de graduação; e possuir condições financeiras para se manter no exterior durante o período de intercâmbio. No site, está citado o custo médio de vida ao mês com alimentação, hospedagem, transporte e gastos pessoais, com base em informações enviadas por alunos da ULBRA que participaram dos programas de intercâmbio.
O aluno poderá estudar somente nas universidades estrangeiras conveniadas com a ULBRA, citadas no site www.ulbra.br/dri. Os interessados deverão acessar esse endereço, a partir do dia 16.08, clicar no link Intercâmbios, preencher o formulário on-line e seguir os passos seguintes.
O aluno deverá acessar os links para os sites das universidades conveniadas e pesquisar seus prazos e o conteúdo das disciplinas compatíveis com as disciplinas oferecidas na Universidade. Com o apoio do coordenador de curso, deve elaborar o plano de estudos a ser desenvolvido na universidade de destino. A equipe da Diretoria de Relações Internacionais poderá auxiliar no processo de escolha da universidade estrangeira. Um contrato de mobilidade delimitará os direitos e deveres do estudante durante a participação no programa de intercâmbio.
A documentação necessária para a inscrição no programa de mobilidade está informada no site. As inscrições ocorrem duas vezes por ano: de março a maio e de agosto a outubro. É importante observar o início do período letivo do país em que o aluno vai estudar. Na América do Sul: 1º semestre – de fevereiro a julho, e 2º semestre – de agosto a dezembro. Na América do Norte: 1º semestre – de agosto a dezembro, e 2º semestre – de janeiro a maio. Na Europa (exceto Alemanha): 1º semestre – de setembro a janeiro, e 2º semestre – de fevereiro a julho. Na Alemanha: 1º semestre, de outubro a fevereiro, e 2º semestre, de abril a julho.
É importante que o aluno apresente um nível intermediário/avançado da língua de docência do país de destino, para o melhor rendimento acadêmico e pessoal. Algumas universidades oferecem cursos intensivos do idioma aos alunos estrangeiros. Essas instituições podem exigir exames que comprovem a fluência no idioma do país em que o aluno deseja estudar. (ex: TOEFL, Cambridge).
Os convênios celebrados não dispõem de nenhuma modalidade de bolsas de estudo, no entanto, trazem o benefício de aceitação facilitada e a isenção no pagamento de mensalidades na universidade estrangeira.
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde