25/06/2010 16:45
- ULBRA CANOAS
Serviço Social e a questão da infância no Brasil
Fórum na ULBRA Canoas debateu a exploração do trabalho infantil
O evento foi parte da programação de aniversário dos 30 anos do curso de Serviço Social e contou com a participação do professor e coordenador do curso de Ciência Política, Honor de Almeida Neto; o conselheiro tutelar de Canoas, Rogério Bahi Behn; e a cientista social, especialista em violência contra crianças Eridan Moreira Magalhães.
A cientista social e acadêmica do curso de Direito da ULBRA, Eridan Magalhães, alertou aos acadêmicos sobre os perigos e vulnerabilidades sociais que crianças estão sujeitas a conviver diante a exploração infantil. Destacou a aplicação da doutrina de Proteção Integral à Infância, que trata o adolescente e a criança não como objetos de carência e sim como sujeitos de direitos à sociedade a dignidade. "Os adultos devem lutar para defender os direitos da criança e do adolescente, pois o futuro de uma sociedade está na formação e estruturação do jovem", completa a socióloga.
Durante o evento, o conselheiro do Conselho Tutelar de Canoas, Rogério Bahi Behn, explicou como acontece o processo de proteção à criança, ressaltando as medidas prioritárias do direito à infância e as consequências que o trabalho infantil influencia no processo de formação do cidadão. "Temos que nos conscientizar dos riscos que as crianças vítimas de exploração infantil sofrem todos os dias, é preciso denunciar ao Conselho Tutelar as irregularidades, ao invés de ajudar com esmolas", finaliza o conselheiro.
O coordenador do curso de Ciência Política da ULBRA, Honor de Almeida Neto, também contribuiu na discussão com a sua pesquisa sobre a formação de crianças e adolescentes no Sport Club Internacional. Honor informou dados das condições de jovens das categorias de base, a influência do futebol durante a infância e comportamentos adequados para ter uma infância saudável. "Parte dos pais acredita que os filhos possam resistir a qualquer tipo de pressão, mas precisa-se atenção aos riscos deste processo interferir na escola e na referência de ter infância", finalizou referindo-se ao comprometimento do jovem com as tarefas estipuladas pelos pais.
No dia 24 de junho, dia do aniversário dos 30 anos do curso, aconteceu o Culto de Celebração em Ação de Graças ao Serviço Social, no campus Canoas. Alunos, professores, coordenadores e funcionários prestigiaram a homenagem realizada pela trajetória do curso.
As comemorações alusivas ao ano de aniversário do curso continuam no segundo semestre, acesse o site http://www.ulbra.br/servico-social/ e confira a programação.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience -
14
NOVESPORTE Ulbra Xperience destaca oportunidade na área de Alto Rendimento -
14
NOVEnsino na prática Direito na prática une alunos e docentes no último dia de Ulbra Xperience -
14
NOVEDUCAÇÃO HUMANIZADA Professores do Futuro: paixão e inspiração são qualidades valorizadas