Objetivos do Milênio
ULBRA recebe fórum sobre Objetivos do Milênio
Universidade integra Núcleo Estadual da entidade
A diretoria da Educação a Distância (EAD) da ULBRA convida a todos para participarem do fórum de discussões do Núcleo Estadual dos Objetivos do Milênio – Nós podemos (NEOM). O encontro será realizado na quinta-feira, 24.06, a partir das 14 horas, no auditório 119 do prédio 6 do campus da Universidade, em Canoas. Desde o dia 8.06, a Universidade Luterana do Brasil integra o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, após assinar um Termo de Cooperação Técnica com o NEOM.
Segundo a presidente interina do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Marie Pierre Poirier, no Relatório Nacional de Acompanhamento – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, de março de 2010, no ano 2000 a comunidade internacional se comprometeu com a erradicação da extrema pobreza, período em que uma em cada três pessoas no mundo vivia com menos de um dólar por dia. Estimava-se que atingir os objetivos do milênio significaria que, até 2015, mais de 500 milhões de pessoas sairiam da extrema pobreza e mais de 300 milhões de crianças deixariam de morrer antes de completar cinco anos.
“Com o final do prazo de 15 anos se aproximando, é chegado o momento de determinarmos o ponto em que estamos e quais são os desafios que restam para acelerar o progresso e atingir os objetivos. A referida atuação está manifestada na formatação de cada um dos cursos que oferta, baseando-se na realidade dos municípios brasileiros em que se faz presente, e no trinômio ensino-pesquisa-extensão”, comentou Laíno Schneider, coordenador de Ensino da Diretoria de Educação a Distância da Universidade.
Comprometida com tais objetivos e metas, a Instituição acredita na graduação como caminho para a profissionalização de mais brasileiros, com ênfase na educação a distância; busca garantir a seus alunos e à sociedade um ensino de pós-graduação de qualidade; investe em programas de extensão como forma de apoiar comunidades em situação de vulnerabilidade e promover o desenvolvimento do país.
Com seus cursos de graduação e de pós-graduação (modalidade EAD), a Universidade congrega um universo significativo de alunos e contribui com as metas do milênio com as seguintes iniciativas:
a) atuação na formação de mão-de-obra qualificada e acervo de conhecimentos em todas as áreas;
b) promoção da inovação e da tecnologia;
c) busca de um enraizamento voluntário e prioritário nas regiões/municípios em que atua, com ênfase no diálogo com os stakeholders e na intervenção nos problemas locais;
d) delineamento de programas de desenvolvimento, bem como condução de programas oriundos de políticas governamentais nacionais, estaduais e municipais.
Saiba mais sobre o Núcleo Estadual dos Objetivos do Milênio – Nós Podemos (NEOM). Acesse o site.
Conheça também o documento: "Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nos Municípios do Rio Grande do Sul". Clique aqui.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas